Listas de transmissão no WhatsApp Business: como criar?

  • Atualizado
  • 0 Comentário
  • 4 minutos de leitura
Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Se você tem WhatsApp provavelmente deve conhecer as listas de transmissão, usadas para enviar uma determinada quantidade de mensagens simultaneamente.

Considerada uma das diversas usabilidades do aplicativo de mensagens mais usado no Brasil, apesar de conhecida, nem todos sabem os benefícios da lista de transmissão e o que ela pode fazer principalmente por empresas de diferentes tamanhos.

Por falar nisso, o aplicativo que começou como um concorrente do SMS nos Estados Unidos, desde a sua criação em 2009, já passou por inúmeras melhorias, que por surgirem de forma inesperada podem ser desconhecidas por parte dos usuários.

Algumas delas, inclusive, passam despercebidas por grande parte dos usuários, como a possibilidade de agora qualquer pessoa, mesmo que não esteja na sua lista de contatos, possa adicionar você a algum grupo.

No entanto, diferente desse caso, as listas de transmissão podem ser grandes aliadas do WhatsApp Business das empresas, desde que usadas de forma inteligente, com uma estratégia bem definida e, claro, conteúdos que valem a pena.

Quer saber como aproveitar mais essa usabilidade do aplicativo de mensagens? Continue por aqui e entenda porque muitas empresas estão usando o potencial das listas de transmissão para otimizar as suas campanhas digitais.

Para que servem as listas de transmissão?

Se você for responsável pelo WhatsApp da sua empresa ou de algum local que trabalha, sabe o quanto pode ser demorado e desafiante mandar uma mesma mensagem, como um aviso de promoção, por exemplo, para centenas de clientes distintos.

Foi por essas e outras questões que o WhatsApp criou as listas de transmissão, onde você pode selecionar uma determinada quantidade de contatos para receber a mesma mensagem simultaneamente, sem estarem em um grupo.

Ela funciona como se você estivesse mandando uma mensagem privada para todas essas pessoas, mas com o diferencial de ter feito isso com apenas alguns cliques.

Um grande benefício dessa prática é que os receptores não saberão que outras pessoas receberam a mesma mensagem e nem a quantidade de outros receptores.

Agora fica o questionamento: é possível mandar mensagens por listas de transmissão para qualquer pessoa? Não. Além de ser proibido por causa da Lei Geral de Proteção de Dados, as políticas do app também não permitem.

Sendo assim, uma mensagem enviada por uma lista de transmissão só chega ao destinatário que salvou o contato do remetente.

Por que não criar grupos?

Se a intenção da sua marca é enviar a mesma mensagem para muitos clientes, não seria melhor criar um grupo com eles? Provavelmente você deve estar pensando nisso, não é mesmo?

No entanto, existe uma explicação bem simples para isso: ao criar diversos grupos com as suas bases de clientes, você demonstra que eles são apenas números e que cada pessoa é como se fosse apenas mais um dentro daquela massa.

Os grupos podem até ser úteis para outras questões, mas nesses casos de recados e mensagens específicas não.

Como criar listas de transmissão no WhatsApp Business?

Até para quem nunca fez uma lista antes, não é difícil colocar essa estratégia em prática. Veja o passo a passo a seguir.

  • Em primeiro lugar, crie uma conta no WhatsApp Business,
  • Depois clique no ícone no canto superior direito da interface do app,
  • Clique na opção “nova transmissão”,
  • Você será direcionado para todos os contatos salvos da sua agenda,
  • Depois, é só selecionar os que irão para a lista e encaminhar a mensagem!

Agora que você sabe de tudo isso, que tal se aprofundar ainda mais no universo do WhatsApp Business? Leia também sobre os benefícios de ter WhatsApp com mais de um usuário simultâneo.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários