Linguagem neutra: utilize em chatbots!

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Cada dia mais em alta, a linguagem neutra é uma forma de mostrar que a sua empresa se importa com a diversidade e que é marcada pela inovação.

Com o grande teor de informações disponíveis na internet e em demais meios, novas formas de se expressar e direcionar-se às pessoas foram desenvolvidas, para que qualquer ser humano se sinta bem atendido diante de uma empresa ou outras pessoas.

Se, por exemplo, uma pessoa trans for chamada pelo pronome errado, além de ser problemático por diversas questões, inclusive de preconceito, pode fazer com que essa fatia da população se afaste da sua organização.

O mesmo acontece em casos variados, como o de pessoas que não se adéquam nem ao gênero feminino, nem ao masculino, aquelas que ainda não mudaram o seu nome social e muito mais.

Mesmo que o uso da linguagem neutra seja considerado novidade para muitas pessoas, principalmente para as empresas que já existem há um tempo no mercado, basta fazer pequenas mudanças no tom de voz e uso das palavras que a sua marca será mais ética.

A ideia aqui não é mudar a cultura da sua empresa, tirar a sua identidade ou padronizar um tom de voz igual em engessado para todas as pessoas. 

O foco é, na verdade, estruturar a linguagem para ser mais inclusiva e atualizada, permitindo atender com excelência uma gama muito maior de usuários, além de modernizar a comunicação em si.

Quer aprender um pouco mais sobre a linguagem neutra, a sua importância no chatbot e como implementá-la? Continue a leitura.

No que consiste a linguagem neutra?

Criada para tornar a comunicação ainda mais acessível e marcada pela inclusão, essa linguagem envolve o ato de evitar definir qualquer gênero em uma mensagem, tratamento ou até mesmo na forma de chamar alguém.

Sendo assim, em vez de falar “Seja bem-vindo a nossa newsletter”, você pode enviar “Boas-vindas, (nome da pessoa).” Perceba que o sentido da frase não mudou e o cliente em questão não terá a chance de se sentir excluído.

Além disso, a linguagem neutra vai muito além de detalhes de pronomes, mas ela indica que a sua marca está evoluindo constantemente e que está atenta a questões sociais e pautas abordadas atualmente.

Hoje em dia, o foco das organizações não é vender para o maior número de pessoas, mas entregar experiências únicas, seja qual for o seu nicho de atuação.

Por que utilizá-la em chatbot?

Como uma das principais formas de contato com os usuários digitalmente, é fundamental que o chatbot esteja de acordo com o tom de voz usado pela marca em demais canais.

Dessa forma, é necessário que o chatbot use a linguagem neutra, principalmente pelo fato de que ele atende pessoas que nunca tiveram contato com a empresa, causando uma primeira impressão positiva.

Assim como dissemos anteriormente, a forma de uma organização se comunicar diz muito sobre os seus valores, diferenciais, missão e, claro, a empatia envolvida em atender da melhor forma os seus usuários.

Como implementá-la?

Principalmente para quem não conhecia a linguagem neutra até então, pode parecer desafiador mudar a forma de se comunicar do dia para a noite. No entanto, muitas marcas estão se atualizando gradativamente e lutando pela inclusão.

A dica aqui é procurar sempre deixar as frases e pronomes sem indicação de gênero, como você pode ver nos seguintes exemplos:

“Fique tranquilo” troque para “não se preocupe”.

“Continue ligado em nossas redes sociais” troque para “continue nos acompanhando nas redes sociais”.

“Você foi escolhido” por “escolhemos você”.

“Muito obrigado” por “agradecemos”.

“Nossos clientes” troque por “os clientes da empresa”.

“Nossos atendentes” por “equipe / pessoas colaboradoras”.

E aí, preparado para dar esse passo extra no atendimento da sua empresa? Continue por aqui e leia também sobre a importância da humanização no atendimento da sua empresa.

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