Como escolher os melhores KPIs para o seu negócio?

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Escolher os melhores KPIs para o seu negócio possibilita reconhecer como anda a sua empresa e ajudá-la a buscar alternativas para melhorar os resultados.

A sigla inglesa KPI vem de Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance.

Trata-se de um conjunto de importantes indicadores que ajudam sua empresa a rastrear, medir e avaliar o sucesso de determinada atividade.

De acordo com Neil Patel, uma das maiores autoridades do mundo no marketing digital:

Um negócio sem KPIs é um navio que navega sem bússola. Ele fica à deriva, sem um senso claro de direção.

Neste post, apresentaremos dicas para que você escolha os melhores KPIs para o seu negócio e possa saber exatamente o que se passa e como andam os diversos setores da sua empresa. Continue lendo e confira!

Qual a importância de escolher bons KPIs para o seu negócio?

Escolher bons KPIs para o seu negócio é definir objetivos a serem alcançados, considerando as diversas variáveis que envolvem o dia a dia da operação e os objetivos a serem atingidos.

Esses indicadores-chaves ajudam a sua empresa a avançar no nível estratégico das diversas áreas do empreendimento, podendo rastrear:

  • utilização de recursos,
  • governança,
  • nível de qualidade,
  • conformidade,
  • eficiência,
  • comportamentos,
  • pontualidade,
  • economia, etc.

Trata-se, portanto, de estabelecer controles que precisam ser medidos para verificar se determinado processo está alcançando os resultados esperados.

A partir de avaliações, estudos, capacidade e desejos, é possível definir uma KPI para a área comercial, como, por exemplo: 50 novos clientes por mês.

Outro exemplo, dessa vez para a área de marketing, seria: 5 mil visualizações por mês na página que apresenta a nova linha de produtos.

As diferenças entre KPIs e métricas

Muitas pessoas confundem os KPIs com as métricas, no entanto, apesar de andarem lado a lado, são processos distintos.

KPIs são os principais alvos que devem ser rastreados para que os resultados estratégicos sejam aqueles esperados pela empresa.

As métricas, por sua vez, medem o que está acontecendo no dia a dia de uma operação, possibilitando que se possa saber se determinada área ou processo está conseguindo atingir os objetivos, como, por exemplo:

  • número de visitas ao site,
  • taxa de rejeição de uma página,
  • número de pedidos efetivados.

Como se observa, as métricas são necessárias para que se possa verificar se os KPIs estão sendo atingidos, portanto, um precisa do outro.

Afinal, como escolher os melhores KPIs para o seu negócio?

Possivelmente, você deve ter notado que é possível criar muitos KPIs, porém, é preciso ter foco nos objetivos e trabalhar aqueles que realmente são relevantes para o sucesso da operação.

Ao escolher indicadores-chaves, é fundamental que os seguintes quesitos sejam observados:

  • precisa estar atrelado a um objetivo definido pela empresa,
  • precisa oferecer condições para ser medido,
  • o objetivo definido precisa ser atingível,
  • a meta a ser alcançada deve ser relevante para a empresa,
  • o tempo estabelecido para o atingimento desse objetivo precisa ser viável.

O ponto mais forte no estabelecimento de KPIs diz respeito ao alinhamento com o objetivo, portanto, é fundamental concentrar esforços e energia naquilo que faz parte do planejamento e que precisa ser buscado por todos os envolvidos.

Deve-se também evitar aqueles muito complexos, onde o grau de dificuldade de entendimento acaba desmotivando a equipe.

O sucesso está sempre presente na simplicidade e praticidade da operação, quando a partir dos resultados, mudanças estratégicas possam ser realizadas.

Agora que você já sabe como escolher os melhores KPIs para o seu negócio, continue conosco e conheça as funções de um SDR!

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