O conceito de Internet of Things (IoT), ou internet das coisas, já é super comum no dia a dia das pessoas e também chegou ao setor varejista.
Esse tipo de tecnologia permite a integração de diversos aparelhos a uma rede integrada, otimizando o uso dos dispositivos e permitindo um acompanhamento integral do seu uso.
No varejo, esse pode ser um recurso interessante para o gerenciamento de dados dos usuários, mas também para processos internos, como controle de estoque, manutenção de equipamentos, comunicação com consumidores, entre outras possibilidades.
É sobre isso que falaremos neste conteúdo! Continue a leitura e descubra como a IoT pode ser aplicada no varejo.
Entenda como a IoT contribui com a eficiência varejista
Diversas ferramentas tecnológicas podem contribuir com a eficiência dos processos varejistas e a IoT é uma das principais tendências para o setor.
A seguir, confira algumas possíveis aplicações desse recurso, que contribuem para uma rotina mais produtiva e eficiente nesse segmento do mercado:
Manutenção preditiva de equipamentos
Um dos ganhos proporcionados por esse tipo de tecnologia é a possibilidade de prever a necessidade de reparos e manutenções nos equipamentos de um estabelecimento.
Diversos dispositivos permitem um acompanhamento contínuo da integridade das peças de um determinado aparelho, informando possíveis desgastes e falhas.
Dessa forma, é possível realizar manutenções preventivas e garantir que os equipamentos estejam sempre em perfeito funcionamento.
Transporte inteligente
O transporte inteligente é uma das principais demandas logísticas do setor varejista e a IoT pode ajudar muito nesse sentido.
A partir do uso desse tipo de tecnologia, é possível realizar a manutenção preventiva dos equipamentos envolvidos, como mencionamos antes, além de garantir um rastreamento eficiente das mercadorias e um planejamento cuidadoso das rotas.
Assim, é possível não apenas saber onde o veículo está, como já ocorria com o recurso do GPS, mas acompanhar em tempo real as próprias mercadorias e rotas estabelecidas para a sua entrega.
Gestão de estoque
Outra aplicação bastante importante da IoT no varejo é o controle de estoque, um processo fundamental para o bom andamento de qualquer estabelecimento comercial.
Esse tipo de tecnologia utiliza sensores, que permitem acompanhar a entrada e saída de mercadorias, informando, por exemplo, quando for preciso repor um determinado produto.
Recursos como esse garantem a otimização da gestão de estoque e agilizam os processos, permitindo que a equipe do estabelecimento foque em atividades mais complexas.
Automação de armazéns
A automação de armazéns é mais um ganho significativo para o setor, permitindo um acompanhamento mais próximo das demandas de compra no estabelecimento.
Esse tipo de ferramenta tecnológica permite avaliar em tempo real as oportunidades de venda em uma loja, o que pode contribuir de novas maneiras para a gestão do estoque, que mencionamos agora há pouco.
Experiência dos consumidores
Por fim, não podemos deixar de mencionar que a integração promovida pela IoT contribui para a experiência dos consumidores, que tende a ser cada vez mais positiva.
Com essas tecnologias, é possível garantir ofertas personalizadas, que consideram as preferências do seu público, além dos locais e oportunidades de compra.
Essa oportunidade de integração pode ser potencializada por meio de ferramentas que permitam centralizar o atendimento realizado em diversas plataformas.
Assim, o seu negócio pode atender os clientes com mais eficiência, a partir de uma comunicação ágil e personalizada.
Para fortalecer a comunicação com os consumidores do seu estabelecimento, conte com o MKChannels, uma solução MKOM que é ideal para o setor varejista!