Com as redes sociais em alta, as pessoas cada dia mais conectadas na internet e as facilidades de se comunicar online, o atendimento digital virou uma febre.
Há 20 anos, por exemplo, era muito comum usar o telefone para entrar em contato com as empresas, o guia para encontrar o caminho ideal para determinado local e o jornal diário como principal fonte de informações.
Além disso, para encontrar serviços específicos, vagas de emprego e informações gerais, era necessário correr atrás de jornais, listas telefônicas e demais itens que, hoje em dia, foram totalmente esquecidos.
Com um smartphone com acesso à internet nas mãos, você tem um GPS em tempo real, informações do mundo todo, aplicativos específicos para os mais variados serviços e a comunicação extremamente facilitada, tanto por mensagem quanto por voz ou vídeo.
Perceba que em apenas duas décadas a humanidade passou por diversos avanços que impactaram a forma de se comunicar, informar, divertir e até mesmo realizar e solicitar serviços.
Desse modo, com a comunicação não foi diferente e de forma inteligente muitas empresas se renderam ao digital, encontrando maneiras de se relacionar, vender e captar dados na internet para oferecer uma melhor experiência para os usuários.
Se a sua empresa ainda não investiu no atendimento digital, esse conteúdo é para você. Continue por aqui e entenda porque essa forma de se comunicar com o público está longe de ser uma moda passageira ou até mesmo um capricho.
Tipos de atendimento digital
Antes de entender como a sua empresa pode ganhar ainda mais notoriedade na internet, entenda quais são os tipos de atendimento digital e em quais canais eles se encontram.
Redes sociais: temos grandes exemplos de redes sociais usadas por empresas do mundo todo, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e o TikTok. Nelas, é possível interagir por meio das mensagens privadas e comentários em publicações.
Chatbots: bastante usados em sites institucionais de empresas, são caixas de mensagem com robôs, como atendentes, que estão disponíveis a qualquer hora do dia e respondem em milésimos de segundo.
Eles são programados com dados específicos para responder dúvidas, enviar segunda via de boleto, agendar horários para consultas, reuniões e fazer uma triagem de usuários que precisam de informações específicas dada por um atendente humano, por exemplo.
Aplicativos de mensagens: o WhatsApp é atualmente um dos aplicativos mais usados para comunicação, de forma que existe até mesmo a sua versão empresarial para atender as demandas específicas da sua empresa.
Quais as vantagens do atendimento digital?
O atendimento digital é carregado de benefícios, dentre eles a redução de custos, já que com um robô, milhares de mensagens podem ser respondidas simultaneamente, sem qualquer desafio.
Outros grandes diferenciais que são uns dos mais aclamados pelos usuários são a rapidez e facilidade para manter a comunicação.
Por fim, não podemos esquecer da mensuração de dados, captação de informações de leads e a possibilidade de usar esses locais para enviar promoções, oportunidades especiais e até mesmo avisos sobre a empresa.
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