Por que investir na humanização de marca?

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É possível tornar algo como uma marca mais humanizada e próxima do público, de forma eficiente? É aí que entra o trabalho de humanização de marca, cada dia mais buscado.

De fato, em um primeiro momento, principalmente para gestores de empresas mais tradicionais, pode parecer bastante estranho o ato de “humanizar” uma marca. 

Como, por exemplo, é possível tornar uma empresa de tecnologia mais próxima das pessoas?

Para tornar esse assunto mais fácil de ser entendido, primeiro vamos falar sobre a mudança no comportamento do consumidor. Também chamado de consumidor 4.0. Os clientes de hoje em dia prezam por pontos diferentes antes de comprar algum produto.

Se, por exemplo, há algumas décadas o que realmente importava era o preço e propagandas sensacionalistas na TV, hoje em dia é muito mais complexo. Primeiro porque temos diversos canais além da TV, como a internet, que é cheia de ferramentas.

Depois, o nível de informação, exigência e pesquisa dos consumidores novos é infinitamente maior, o que aumenta a investigação de envolvimento em escândalos, principalmente sociais e ambientais.

Os clientes de hoje não querem comprar apenas por causa de uma caixa bonita ou uma propaganda bem feita. Eles querem comprar momentos, experiências e itens que realmente serão úteis para eles.

Dessa forma, eles irão investigar e ver se aquela marca é digna de ganhar lucro com eles ou se são apenas uma fachada para enganar pessoas e bater de frente com valores morais e sociais dos clientes.

Sendo assim, o ato de tornar uma marca muito mais que apenas um logotipo e determinada cor é fundamental para atender os consumidores de hoje. E qual o nome disso? Humanização.

Entenda neste post a importância de aprofundar a relação da sua marca com o público e como fazer isso de forma gradual e surpreendente.

No que consiste a humanização de marca?

A humanização de marca é o ato de tornar aquela empresa mais próxima dos seus clientes, público-alvo e a sociedade em si de forma positiva, de forma a aumentar a sua responsabilidade social e o posicionamento em diferentes questões em alta.

Esse processo envolve também a adequação da marca perante os novos desejos do consumidor, de forma que desde a prospecção até mesmo depois da venda a relação entre a empresa e os usuários é persistente e a experiência o mais positiva possível.

Qual a sua importância?

A importância da humanização de uma marca se dá por diferentes motivos, que envolvem a maior captação e fidelização de clientes, o que por sua vez aumenta os lucros e consequentemente as boas avaliações dessas pessoas em todos os canais que estão.

Além disso, uma empresa humanizada abre portas para um maior alcance de visibilidade e boa reputação, atraindo não só clientes, mas também veículos de mídia, parcerias comerciais e até mesmo divulgação gratuita indireta.

Como humanizar todos os processos de um negócio?

Empresas que até então não tinham foco na humanização terão que começar do zero, o que pode ser um pouco desafiante, mas não impossível.

O primeiro passo, que inclusive é o principal para que as demais decisões sejam tomadas, é o de mudar a mentalidade do gestor e a cultura da empresa em si. Em vez do foco ser o lucro ou qualquer outro, agora deverá ser a satisfação dos usuários.

Sendo assim, a forma de apresentar a marca, os produtos e até mesmo o tom de voz nos canais digitais e offline devem ser adequados, para reformular a percepção da marca pelo público.

A sua marca deverá focar também na acessibilidade, tanto nas lojas físicas quanto no digital, usando textos alternativos, LIBRAS, rampas e demais modificações para aumentar a inclusão.

Depois, é hora de se engajar em programas sociais e do meio ambiente, de forma a agregar de verdade neles e não apenas postar nas redes sociais.

Aos poucos, a sua marca irá ganhar uma nova face, de forma a conquistar fãs e clientes felizes de maneira orgânica.

Por falar nisso, leia também sobre o impacto da experiência do usuário na sua empresa e surpreenda-se!

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