As áreas da construção civil não podem ficar de fora das tendências mundiais e desconsiderar as oportunidades que são oferecidas pelas redes sociais.
Explicando melhor, é importante saber que, de acordo com um estudo realizado pela We Are Social e Meltwater, no ano de 2024, 86,6% da população brasileira está conectada à internet.
Diante dessa realidade, não é difícil concluir que o mundo corporativo brasileiro está totalmente conectado à rede mundial, portanto, esse é um canal de comunicação que não pode ser ignorado pelas empresas.
Com relação às redes sociais, a mesma pesquisa mostra que 98,9% dos internautas as acessam, sendo que 66,3% têm perfis nessas plataformas.
Definitivamente, não há como não investir e trabalhar essa oportunidade que pode impulsionar as áreas da construção civil. Continue conosco e conheça detalhes a esse respeito!
O papel das redes sociais nas áreas da construção civil
As redes sociais colaboram de forma significativa para que a população brasileira possa realizar suas pesquisas e encontrar aquilo que está procurando nas plataformas digitais.
Um estudo realizado pelo Google Brasil mostrou que nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de definir uma compra.
Isso significa que um empreendimento que não esteja presente na rede mundial de computadores tende a ficar esquecido pelos consumidores, por isso existe a importância das empresas das mais variadas áreas da construção civil estarem trabalhando cada vez mais as oportunidades oferecidas por essas plataformas.
Quais as melhores redes para o setor?
Existem diversas redes sociais disponíveis no mundo e no Brasil, por isso a escolha daquelas que devem fazer parte do dia a dia da sua empresa precisa considerar qual a preferida do seu público.
Para ajudá-lo, seguem aquelas que se destacam em nosso país:
Apesar de ser tecnicamente considerado um aplicativo de mensagem, o WhatsApp ganhou características de rede a partir do compartilhamento de mídia, notícias, publicidade digital e e-commerce, o que significa um excelente canal de comunicação com o público.
O Instagram tem por regra ser visualmente atrativo. Desse modo, acaba explorando muito as fotos, apresentações de soluções e utilização de vídeos.
Por isso, acaba sendo um ótimo mecanismo de divulgação.
Apostando em grupos das mais diversas áreas, essa ferramenta aproxima sua empresa dos clientes que têm interesse em produtos comercializados pelo seu negócio, sendo, então, uma maneira muito interessante de apresentar soluções ao mercado.
YouTube
O YouTube trabalha com vídeos e faz parte da vida de milhões de brasileiros. Através dessa ferramenta é possível apresentar soluções, tutoriais, curiosidades e dicas para a utilização dos produtos e serviços relacionados às diversas áreas da construção civil.
Por fim, chegamos ao LinkedIn, uma rede social mais corporativa e voltada a relacionamentos profissionais, onde grandes oportunidades de negócios B2B, ou seja, entre empresas, são possíveis de serem realizadas.
Como as áreas da construção civil podem ter sucesso nas redes sociais?
As redes sociais possuem diversos objetivos e características, portanto, precisam ser trabalhadas de forma individualizada para que empresas das áreas da construção civil consigam atingir os seus objetivos.
No entanto, de uma maneira geral, o grande segredo nessas plataformas está em apresentar conteúdos de bom gosto e que efetivamente chamem a atenção dos visitantes.
Para isso, não basta publicar conteúdos informando apenas os produtos e seus valores, uma vez que o público das redes sociais deseja avaliar:
- detalhes da solução,
- cases de sucesso,
- dicas para bons resultados,
- esclarecimentos de dúvidas,
- diferenciais que valorizam a solução ofertada.
Desse modo, para obter sucesso é fundamental a produção de conteúdos relevantes, linguagem adequada com o seu público e, principalmente, assegurar que os questionamentos e interações sejam respondidos por sua equipe.
Para completar esse assunto, é interessante que você leia outro de nossos posts, onde apresentamos detalhes sobre construção civil: como utilizar a tecnologia de chatbots nesse segmento?