O marketing de influência apresenta resultados surpreendentes, especialmente para as empresas que atuam no varejo.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto QualiBest de Pesquisa de Mercado, 55% do total de duas mil pessoas entrevistadas dizem gostar quando os influenciadores recomendam produtos ou serviços.
Além disso, 66% afirmam já ter comprado algo ou visitado algum lugar a partir da indicação de alguns deles.
O fato é que cada vez mais o marketing de influência vem ganhando força e colaborando para que o varejo alcance melhores resultados.
Para saber detalhes a esse respeito, continue a leitura e confira como essa estratégia pode ser aplicada em sua loja!
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência ocorre quando uma pessoa que possui um público bem definido em um ou mais canais da internet apresenta dicas de produtos, ou serviços, incentivando seus seguidores a avaliarem e adquirirem as soluções apresentadas.
Esses influencers estão presentes e se comunicam com os seus públicos através de diversos canais, como:
- Instagram,
- TikTok,
- YouTube,
- LinkedIn,
- Facebook.
Em função do expressivo retorno que essa estratégia de marketing apresenta, eles ganham cada vez mais força no mercado e surgem por todo o Brasil.
Trata-se, portanto, de uma ponte entre uma empresa e seu público, envolvendo um sentimento de confiança que milhares ou milhões de consumidores sentem pelo influenciador.
Os influenciadores impactam na decisão de compra dos clientes?
Sem qualquer dúvida, os influenciadores impactam muito na decisão de compra dos clientes.
Uma pesquisa realizada por uma das empresas do Grupo Stefanini, apontou que 64% dos entrevistados reavaliaram suas escolhas após ler ou assistir à opinião apresentada por um influenciador durante um processo de compra.
O detalhe que precisa ser muito bem avaliado e é fundamental para que um varejo obtenha sucesso com o marketing de influência está na escolha do influenciador correto para que os objetivos sejam atingidos.
Assim, o primeiro passo está em analisar o seu público e encontrar os influencers nas quais esses consumidores seguem. A escolha errada pode colocar abaixo toda a estratégia, portanto, é preciso avaliar:
- os seus produtos,
- os clientes que costumam adquiri-los,
- os influenciadores preferidos desse público,
- a estratégia a ser trabalhada para o atendimento aos novos clientes.
Descubra como o marketing de influência pode ser aplicado no varejo
O marketing de influência pode ser aplicado no varejo através das seguintes ações:
O influenciador abre uma caixa de produtos da sua loja em frente às câmeras e vai demonstrando e apresentando detalhes das mercadorias, uma técnica conhecida como unboxing.
Essa estratégia traz grandes resultados, pois os consumidores gostam de saber o que foi recebido por aquela pessoa que ele tanto admira, um processo que populariza a marca e os produtos que estão sendo apresentados.
Outra estratégia interessante é desenvolver parcerias na criação de conteúdos por parte de influenciadores especializados no segmento que sua empresa pretende promover, apresentando matérias interessantes que venham a colaborar para transformar o seu negócio em uma autoridade no assunto.
A divulgação de campanhas e eventos também é uma maneira inteligente de promover ações de marketing.
Para isso, envie um press kit para os influenciadores que possuem relação com o seu público, apresentando o que está sendo promovido por sua empresa e solicitando a divulgação dessa ação.
Por fim, uma parceria bem elaborada permite que sua loja possa oferecer voucher de descontos, quando links personalizados podem direcionar os seguidores diretamente das publicações do influenciador para o seu e-commerce ou site.
Como se observa, o marketing de influência pode impactar positivamente seus negócios, quando as soluções MKOM se encaixam perfeitamente para o atendimento a esse público, garantindo agilidade, segurança nas informações, qualidade e excelentes resultados para a sua empresa!