Hotelaria e turismo são setores importantes para a economia global e para a sociedade. São umas das maiores indústrias do mundo, gerando empregos e receita.
Além disso, o turismo pode ajudar a preservar o patrimônio cultural e natural de um país, bem como promover a compreensão entre diferentes culturas.
Esse setor é tão importante que tem um dia especial só para celebrar o seu impacto socioeconômico.
O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro de cada ano. A data foi criada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para destacar a importância do turismo e seus benefícios econômicos, sociais e culturais.
Para que esse poderoso segmento continue crescendo, é preciso de alguns pilares, principalmente a comunicação com os clientes e o público-alvo em geral.
A comunicação eficiente é fundamental para o sucesso da indústria do turismo e da hotelaria. Ela pode ajudar a melhorar a experiência dos usuários, aumentar a satisfação do cliente e fidelidade à marca.
Aprofunde-se nesse universo, continue a leitura e saiba quais ferramentas podem ajudar nessa importante missão.
Qual a importância de focar na experiência do cliente na hotelaria e turismo?
Focar na experiência do cliente é fundamental para o sucesso do setor hoteleiro e turístico, já que este é um fator determinante para atrair mais clientes e fidelizá-los
Ao proporcionar uma boa experiência também é possível gerar marketing boca a boca, que é uma forma assertiva e gratuita de divulgação.
Para melhorar esse ponto da jornada, os hotéis devem se concentrar em todos os pontos de contato com o cliente, desde a recepção até o serviço de alimentação e hospedagem.
Além disso, é importante que os gestores desses estabelecimentos sejam proativos na identificação e resolução de problemas de comunicação, o que envolve uma padronização na comunicação e a maior atenção nas métricas de qualidade.
Como aumentar os resultados da hotelaria e turismo?
Veja a seguir alguns caminhos para tornar a comunicação dentro da hotelaria e turismo ainda mais sólidos.
Centralização dos canais para reserva
A centralização dos canais de reserva pode ajudar a melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e reduzir o tempo de resposta.
Isso pode ser feito por meio de um sistema de gerenciamento que integra todos os canais de reserva, como o site do hotel, aplicativos móveis, agências de viagens on-line e outros.
Com um sistema dessa natureza, é mais fácil gerenciar as reservas e responder rapidamente aos clientes, oferecendo um atendimento de qualidade e evitando que o cliente fique sem respostas.
Divulgação de promoções
A divulgação de promoções é uma estratégia eficaz para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. O uso de SMS e WhatsApp para enviar campanhas de marketing para os clientes antigos e atuais pode ser uma maneira eficaz de divulgar promoções.
Além disso, as redes sociais também podem ser usadas para divulgar promoções e ofertas especiais.
Lembretes de reservas
O envio de lembretes por SMS e WhatsApp pode ajudar a facilitar a transmissão da mensagem para o cliente. Isso pode ser feito por meio de um sistema automatizado que envia lembretes aos clientes antes da data da reserva, por exemplo.
Esses lembretes podem ajudar a reduzir o número de cancelamentos e no-shows, além de melhorar a experiência.
Embora não haja uma solução única para os desafios de comunicação na hotelaria, é importante que os hotéis sejam proativos na identificação e resolução deles.
A adoção de uma plataforma de atendimento pode aumentar a eficiência e centralizar os canais para realização de reservas, como, por exemplo, o MKWhats, MKChannels e o MKSms.
Além disso, elas podem ser poderosas ferramentas para campanhas promocionais de pacotes ou lembretes de reservas para agências de viagens. Fale conosco.