Guia completo: Criação e verificação do Facebook

Um guia da MKOM para sua empresa.

Da criação à verificação da página no Facebook.
Um guia completo para empresas

As redes sociais surgiram há não muito tempo, com o principal objetivo de conectar pessoas e facilitar o contato com amigos, familiares e colegas.

Mas, atualmente, esses canais vão muito além disso e se tornaram um grande aliado para as empresas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN/Social Miner, empresa especialista em tecnologia e consumo, 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar.

Desses, 43% realiza compras pelo Facebook.

Além disso, 61% dos brasileiros afirmam que o Facebook é a sua rede favorita para procurar produtos.

Esses números mostram como esse canal é poderoso e pode aumentar significativamente os resultados da sua empresa.

Mas, para isso é preciso ter um perfil empresarial verificado. Se você não sabe como fazer isso, nós estamos aqui para ajudar!

Neste conteúdo, você verá tudo que precisa saber sobre o tema, incluindo um passo a passo para criar e verificar sua página. Confira!

Por que ter um perfil empresarial no Facebook?

Segundo a Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado, o Facebook tem 116 milhões de usuários brasileiros. Desses, 49% afirmam que gastam muito tempo do dia na rede e 18% dizem que abrem o app ao menos uma vez por dia.

Outras estatísticas

77% seguem ao menos uma marca ou empresa nas redes sociais

77%

77% seguem ao menos uma marca ou empresa nas redes sociais

59% concordam que as marcas precisam estar nesse canal para interagir com os consumidores

59%

59% concordam que as marcas precisam estar nesse canal para interagir com os consumidores

63% concordam que o Facebook tem o poder de aproximar pessoas e empresas

63%

63% concordam que o Facebook tem o poder de aproximar pessoas e empresas

Tudo isso mostra como um perfil empresarial é uma ótima ideia para os negócios que desejam conquistar novos clientes e fortalecer a relação com os atuais.

Principais benefícios de ter um perfil empresarial

Permite marcações e check-ins

Possibilita a criação de botões, facilitando o contato

Oferece relatórios para analisar o desempenho da página

Oportuniza diversos acessos simultâneos

Dá mais autoridade para a marca

Oferece a possibilidade de criar anúncios.

Entenda como funciona uma página empresarial

Se você tem ou já teve um perfil no Facebook, sabe que a rede se baseia em adicionar as pessoas para ter amigos, curtir suas publicações e, se desejar, enviar mensagens por meio do Messenger.

 

No caso de uma página empresarial, a ideia é bem diferente.

 

Ao invés das pessoas se conectarem a sua empresa, elas começam a segui-la, o que as faz receber suas publicações no seu feed.

 

Além disso, a formatação da página é diferente, contendo detalhes sobre a marca, como:

  • apresentação curta,
  • telefone e e-mail para contato,
  • site,
  • botões para entrar em contato pelo WhatsApp e pelo Messenger.

 

Outro diferencial é que tudo é organizado em abas, normalmente seguindo esse padrão: sobre a empresa, menções, seguidores, fotos, vídeos e mais.

 

Esse formato faz com que as pessoas tenham mais facilidade para identificar os canais de contato e entender exatamente o que o negócio faz.

Passo a passo para criar sua página no Facebook

Criar uma página empresarial no Facebook é um processo simples e rápido, bastando seguir os passos abaixo.

Crie ou acesse uma conta pessoal

Caso você já tenha uma conta no Facebook, basta você digitar o seu e-mail e sua senha e fazer login no site ou no app. E se você não tiver, siga esse passo a passo:
  • entre no site facebook.com e clique em “Criar nova conta”
  • preencha os dados solicitados: nome, e-mail ou celular, senha, data de nascimento e gênero,
  • clique em “Cadastrar-se”
  • confirme seu e-mail ou número de celular.

Criando a sua página empresarial

Depois de acessar ou criar sua conta, você precisa encontrar a seção “Páginas” e clicar em “Criar nova página”. Preencha, então, o nome da sua empresa, garantindo que não há nenhum erro de digitação e escolha a categoria que mais combina com o seu negócio. Adicione também uma pequena descrição da sua empresa, que deixe bem evidente o que você faz. Clique em “Criar” e adicione outras informações.

Informações essenciais

Com a página criada, é necessário adicionar informações e elementos para passar mais credibilidade e confiança para o usuário.

Após clicar em “Criar” você terá uma página que permite preencher informações como: telefone para contato, horário de funcionamento e localização. Preencha todos esses campos, se fizerem sentido para você e clique em “Avançar”.

Na nova página, você poderá adicionar uma foto de perfil, que deve ser o logo da sua empresa, e uma capa que combine com a personalidade da sua marca.

Para personalizar a URL, basta clicar em “Criar @nomedeusuario da página”, que pode ter até 50 caracteres e deve fazer sentido. O nosso, por exemplo, é “mkom.br”. Clique em “Criar nome de usuário” para ver se a sua escolha está disponível. Se não tiver, escolha outra opção.

A próxima etapa é personalizar o botão de ação para levar para o WhatsApp da empresa, facilitando o contato.

Após clicar em “Avançar”, você pode convidar todos seus amigos para seguir a página.

Com tudo feito, basta clicar em “Concluir”.

Utilize o gerenciador de negócios e multiplique resultados

O gerenciador de negócios, também chamado de Facebook Business, é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das páginas.

Basicamente, ele permite dar acesso à página, possibilitando colocar seus colaboradores como administradores, mesmo sem tê-los entre seus amigos, e retirar permissões.

Assim, é possível manter sua vida pessoal e profissional separada.

Para criar o gerenciador de negócios, basta seguir esses passos:

Com isso feito, você precisa acessar “Configurações do negócio” e selecionar “Páginas” na aba “Contas”. Clique, então, em “Adicionar” e selecione “Adicionar uma página”, que fica no menu suspenso.

Insira o nome da sua página ou a URL e clique em “Adicionar página”. Na próxima página, você terá a opção de adicionar pessoas para gerenciar a conta, como seus colaboradores.

Localizando o ID do BM

Ao criar um gerenciador de negócios para a página da sua empresa, ela ganhará um ID.

É como se fosse o seu CNPJ junto ao Facebook. Esse número muitas vezes é solicitado por empresas parceiras para fazer a integração com a rede social ou com o WhatsApp.

Encontrar o seu ID é algo bem simples. Confira:
  1. abra o gerenciador de negócios pelo link business.facebook.com/overview
  2. clique em “Informações da empresa”, localizado no canto direito superior
  3. localize o número na parte superior da página. Ele tem cerca de 15 dígitos anote e passe para o seu parceiro BSSP.

A importância de verificação da página empresarial

A verificação da página empresarial é uma solicitação da Meta, dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, para liberar o acesso a um determinado produto.

Esse processo garante que a conta em questão realmente é da empresa e que não é uma página falsa.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Quando as empresas utilizam WhatsApp Business API, a Meta solicita a verificação para dar confiabilidade aos números que realizam o envio de mensagens.

Essa mesma solicitação é feita quando a empresa cria uma loja no Facebook.

Dessa forma, com a verificação, sua empresa poderá utilizar melhor as outras ferramentas disponibilizadas pela Meta.

Etapas para iniciar a verificação da página

Confira como fazer a verificação da página da sua empresa.

Requisitos para verificação

Para solicitar a verificação da sua empresa alguns documentos são necessários, como:
  • contrato social,
  • documento de inscrição ou licença da empresa,
  • documento fiscal da empresa emitido pelo governo,
  • extrato bancário da empresa,
  • conta de serviços públicos para comprovar o endereço e o telefone.
Todos esses documentos devem estar atualizados e legíveis. Vale ressaltar aqui que usar informações falsas pode gerar punições, levando a remoção do status de verificação ou até mesmo o bloqueio da página.

Verificando a qualificação da sua página

Nem todas as empresas podem solicitar a verificação, dependendo da sua qualificação.

Para checar se você pode, basta acessar a Central de Segurança do gerenciador de negócios. Caso sua empresa esteja qualificada, aparecerá um botão escrito “Iniciar verificação”.

Você também pode receber uma notificação no aplicativo ou um e-mail com orientações.

Caso você não receba nenhuma solicitação, a verificação não é um processo necessário no momento.

Solicitando a verificação

Para solicitar a verificação você pode clicar no botão que recebeu no e-mail, na notificação do Facebook ou no botão que encontrou na Central de Segurança.

Ao ser direcionado para a página, forneça todos os detalhes da sua empresa, como o endereço, o número de telefone e a razão social.

A Meta também pedirá para você compartilhar o site do seu negócio, que precisa carregar normalmente e seguir o protocolo HTTPS, que garante a segurança da página.

Preencha tudo com muita atenção e revise algumas vezes para garantir que os dados estão corretos.

Na próxima etapa, a própria Meta buscará documentos públicos para validar o que foi informado. Caso não encontre, você precisa conseguir os documentos que listamos anteriormente.

Além disso, você também precisará confirmar sua conexão a partir de um código que pode ser enviado por e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp. Também há a opção de fazer por meio da verificação de domínio, mas o processo é mais complexo.

Quando terminar, é só clicar em “Concluir” e aguardar. A Meta leva entre 10 minutos a 14 dias úteis para tomar uma decisão e você receberá uma notificação após a análise.

Caso ocorra a confirmação, você não precisa fazer mais nada.

O que fazer quando a empresa não pode ser verificada?

Em alguns casos, a verificação não ocorre como deveria, o que pode acontecer por diversos problemas, como:

- Falta de informações para verificar os dados
Normalmente, está ligado com o envio de um documento diferente dos citados acima ou um arquivo que não é possível visualizar. Também pode haver discordâncias entre os dados preenchidos e os dos documentos. Outro problema comum é enviar um documento que não contenha o endereço comercial ou tenha apenas uma parte dele.
- Não atendimento dos requisitos

A Meta pode impedir o processo caso suspeite que você está enviando informações falsas ou enganosas, ou tentando reivindicar uma conta empresarial que não é sua.

Além disso, também há rejeição se houver qualquer tentativa de burlar o sistema de análise ou se o site não seguir as orientações dadas acima (com carregamento normal e em conformidade com o HTTPS).

Independente do motivo, você pode realizar uma apelação, bastando entrar na Central de Segurança ou no link enviado para o início do processo.

MKOM: multiplicando tecnologias para fortalecer e aproximar pessoas!

A MKOM é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo aproximar e fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.

Nós acreditamos que por trás de toda relação há um lado humano e emocional que precisa ser reconhecido e valorizado pelos negócios.

Afinal, muito mais do que ouvidos, os consumidores querem ser compreendidos.

Contamos com três soluções que facilitam a comunicação com os clientes e impulsionam a presença digital das marcas.

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É possível enviar mensagens com até 800 caracteres, inserir link rastreável e automatizar respostas.

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