Sabia que o funil de vendas marketing e o e-mail podem ser grandes aliados da sua estratégia digital?
Provavelmente ao ouvir falar sobre e-mail marketing, algumas pessoas pensam apenas naqueles conteúdos promocionais e voltados para usuários que estão a um passo de finalizar as suas compras.
No entanto, saiba que as possibilidades dentro dessa ferramenta são maiores do que muitas pessoas podem imaginar. O e-mail pode ser, inclusive, um grande parceiro dentro das estratégias que envolvem o funil de vendas marketing.
Pode parecer que não para algumas pessoas que ainda não conhecem o potencial dessa ferramenta, mas existem diversas possibilidades de trabalhar o seu público, como no caso da newsletter, e-mails transacionais, de marketing, informativos e mais.
Assim como outras ferramentas, como o SMS, redes sociais e até mesmo o blog da sua empresa, existem estratégias para cada tipo de cliente em potencial, o que aumenta e muito a capacidade de se relacionar bem com os usuários.
Pense na seguinte situação: uma pessoa entra em uma loja de roupas porque alguma coisa na vitrine chamou a sua atenção, mas ela não conhece a marca ainda e nem possui alguma necessidade de compra exatamente agora.
Essa venda está totalmente perdida ou esse cliente pode ser trabalhado e comprar em um momento mais oportuno? Se você escolheu a opção dois, acertou. E saiba que na internet o mesmo acontece.
Assim como nessa loja cheia de opções, na internet existem diferentes clientes em estágios na jornada de compra diferentes, o que não os torna inviáveis, apenas com maior necessidade de tempo para fazerem as suas escolhas.
Pensando em ajudar você a entender um pouco mais sobre o funcionamento do funil de vendas marketing e de que forma o e-mail pode ajudar em suas etapas, criamos esse conteúdo. Continue conosco e aprofunde-se nesse tema.
O que é um funil de vendas marketing?
O funil de vendas marketing pode ser entendido como o caminho que um usuário desconhecido toma até virar aquele cliente fiel, que toda empresa sonha em ter.
Ele é caracterizado pelas etapas que uma pessoa passa até chegar a compra, o que envolve o ato de conhecer a empresa, as suas soluções, compreender o problema que possui e dentre outros.
Quanto melhor a sua empresa conhecer a trajetória que um usuário faz até virar cliente, melhor para trabalhar para encurtar esse processo e perder o menor número possível de usuários pelo caminho.
Qual a relação entre funil de vendas, marketing e e-mail?
Lembra daquela situação hipotética que abordamos no início desse conteúdo? Pense quanto seria estranho o vendedor tratar um cliente no início do funil igual aquele que está prestes a ir ao caixa finalizar a compra.
É aí que entra o e-mail, uma forte ferramenta de comunicação que auxilia em cada etapa do funil, auxiliando em suas fases.
Os e-mails podem e devem ser usados para guiar o usuário em todas as etapas, tornando o processo de vendas mais linear e rápido.
Tipos de e-mail para cada etapa do funil
Veja a seguir alguns exemplos de e-mails para cada etapa do funil e perceba o quanto diferente o conteúdo é em cada fase.
Topo (atração): newsletter com novidades do blog da empresa.
Meio (conversão): e-mail com informações sobre as suas soluções, preços e links para conteúdos específicos.
Fundo (venda): e-mails promocionais dos produtos, envio de propostas e de oportunidades únicas para fechamento da venda.
Encantamento (pós-venda): e-mails perguntando sobre a última compra, pesquisas de satisfação e envio de mensagens de agradecimento e dentre outras.
E aí, pronto para fazer sucesso na sua estratégia de e-mails? Continue por aqui e leia também sobre quando realizar uma pesquisa de satisfação.