Provavelmente você tem esse app baixado em seu celular, mas não deve saber todas as funcionalidades do Facebook Messenger.
Ele é o aplicativo oficial do Facebook para troca de mensagens e, diferente do que muitos de seus usuários pensam, ele não possui apenas essa funcionalidade. Assim como o WhatsApp, que passou por uma série de melhorias, esse também sofreu várias inovações.
Por ser usado majoritariamente pelos usuários da rede social para a troca de mensagens rápidas, algumas de suas funcionalidades acabam por ficar escondidas da grande maioria dos seus usuários.
No entanto, se a sua empresa está começando a marcar presença na internet ou quer melhorar as estratégias de comunicação existentes, é preciso prestar mais atenção não só nesse app, mas em demais canais digitais de comunicação.
Clientes em potencial podem ser encontrados em quase todas as redes sociais e é necessário marcar uma presença de qualidade em cada uma delas, inclusive o Facebook Messenger.
Pensando em ajudar você a conhecer melhor as funcionalidades do Facebook Messenger para poder agregá-las no seu atendimento digital, fizemos este post.
Continue por aqui e descubra que esse aplicativo é repleto de segredos surpreendentes.
Afinal, quais as funcionalidades do Facebook Messenger?
Muito mais que um aplicativo destinado à troca de mensagens, ele pode ser útil para outros fins, como chamadas, entretenimento e, claro, ser um grande aliado do seu atendimento, já que pode ser integrado com sistemas de chatbot, como o MKChannels. Confira.
Troca de mensagens
Criado para este fim, o aplicativo permite a troca de mensagens tanto entre amigos do Facebook quanto para seguidores das páginas e até mesmo usuários em geral.
O app permite o envio de figurinhas, mensagens automáticas e atendimento por chatbot, assim como o compartilhamento de links, posts e até mesmo gifs e demais formatos, o que permite uma comunicação mais rica.
Muitos clientes usam o Messenger por ser um aplicativo disponível em seus celulares e terem facilidade para poder iniciar conversas com empresas, amigos e usuários em geral, como no caso de compras no marketplace do Facebook.
Videoconferência
Sabia dessa? Provavelmente não. Uma das funcionalidades do Facebook Messenger é a realização de chamadas em áudio e vídeo também, que funcionam de forma semelhante ao WhatsApp.
Apesar de não ser muito conhecida, é mais uma possibilidade de mídia para a comunicação, trazendo ainda mais versatilidade para o app.
Na videoconferência do aplicativo, você pode fazer chamadas em grupo com os seus amigos e assistir com eles vídeos, filmes, clipes de música e muitos outros materiais, fazendo uma verdadeira reunião a distância.
Jogos
Uma das funcionalidades mais divertidas dessa plataforma de comunicação é a possibilidade de jogar no próprio chat com os seus amigos!
Em todo chat, você poderá fazer isso. Basta acessar a aba presente no canto superior direito do aplicativo e acessar os jogos. Depois, é só escolher aquele que você quer e pronto, a diversão está garantida.
Envio de arquivos
Fotos, vídeos, links, pdfs e demais formatos de documentos são aceitos pela plataforma, o que torna a troca de mensagens ainda mais fácil.
Por lá, é possível compartilhar desde as fotos de uma viagem em família até os relatórios mensais do seu trabalho, por exemplo.
Vale a pena utilizá-lo como canal de atendimento?
Após conhecer as funcionalidades do Facebook Messenger, você deve estar pensando sobre a possibilidade dele ser mais um canal de atendimento da sua marca, certo?
A verdade é que todas as funcionalidades do app, junto com a sua fama ao redor do mundo, tornam ele uma opção válida para ser agregado em seus canais de comunicação.
Além disso, permite serem adicionadas ferramentas como o chatbot, aplicações que integram a rede a demais pontos de atendimento, bem como mensuração de dados em tempo real.
Por falar neste canal de atendimento, que tal ler mais sobre as possibilidades do atendimento online? Veja também se vale a pena vender com chatbots em múltiplos canais.