Encontrar formas de como fidelizar clientes no varejo é o desejo até mesmo de gestores de grandes nomes do mercado, já que é muito mais rentável e melhor para o negócio.
Conseguir clientes novos é muito importante para qualquer empresa, mas o que é mais importante ainda é o fato de conseguir tornar essas pessoas fiéis a sua empresa, tanto por causa do atendimento quanto da qualidade dos produtos, vantagens e carinho pela marca.
No entanto, as técnicas para atrair clientes é diferente das usadas para mantê-los presente, o que nem todos os donos de empresas, principalmente no varejo, sabem.
Muitas pessoas acreditam que basta investir em ações para conseguir o maior número de clientes, esquecendo de manter ativos os existentes.
Pense por esse lado: o que é mais fácil de conseguir? Apresentar a sua marca para um monte de concorrentes e convencer as pessoas a comprar ou fazer com que um cliente existente, que já conhece a sua empresa, compre de novo?
Além disso, é um grande erro achar que o pós-venda não é tão importante assim e deixar de lado aquela relação saudável com as pessoas que confiam na sua marca.
Desde um SMS com vantagens especiais para clientes antigos até mesmo um e-mail marketing para desejar feliz aniversário são grandes exemplos que podem fazer toda a diferença na hora que aquela pessoa for comprar novamente.
Com a intenção de ajudar você a entender como fidelizar clientes no varejo, iremos trazer informações ricas sobre esse tipo de estratégia e também opções de conteúdos que por SMS podem ganhar de vez o coração da sua audiência.
Continue a leitura e surpreenda-se com o poder do SMS na fidelização de clientes e na facilidade de fazer isso com as ferramentas certas.
Como fidelizar clientes no varejo?
Para entender como fidelizar clientes no varejo, é preciso primeiro compreender de que forma o público-alvo da sua empresa gostaria de receber para criarem um laço ainda maior com a sua marca.
Após entender as suas preferências, que podem ser feitas pelos seus hábitos de compra e também por meio de pesquisas e enquetes rápidas, é hora de começar a pensar nas estratégias, canais escolhidos e ferramentas para isso.
Algumas dicas de como fidelizar clientes no varejo é criar programas de fidelização, enviar mensagens personalizadas com o nome da pessoa, perguntar como foi a última compra, fazer promoções e oferecer vantagens específicas para clientes antigos.
As principais ferramentas para isso são o SMS e o e-mail marketing. Ambos podem ser enviados para as suas listas de contatos, que podem ser segmentadas conforme o tipo de cliente e o seu hábito de compra, por exemplo.
Por que utilizar o SMS para isso?
Além de ter um custo por envio relativamente baixo e existirem diversas ferramentas que podem fazer o disparo das mensagens de forma automatizada para as listas desejadas, o SMS é um dos tipos de comunicação que possuem a taxa de abertura maior, beirando 98%.
O SMS, ao contrário do que algumas pessoas pensam, está longe de ser obsoleto, fora de moda e esquecido pelas pessoas. Esse é um canal ideal para enviar promoções, descontos, códigos de barras e até mesmo pesquisas de satisfação como a NPS.
O que enviar?
Para fidelizar os seus clientes usando o SMS você pode usar uma série de estratégias. Em primeiro lugar, pode usar esse canal como um espaço para trazer atualizações rápidas, como aprovação do pagamento, pedido na transportadora e demais que achar necessário.
O SMS também pode servir como mais uma forma de personalizar o contato com o cliente, trazendo mensagens de aniversário em determinadas datas comemorativas, como o Dia das Mulheres e o Ano Novo, por exemplo.
Além disso, essa ferramenta pode ser usada para servir de ponte para outros locais, como, por exemplo, um link para o seu site, um código de barras para ser pago no internet banking e até mesmo códigos de pagamento para PIX.
Interessante como o SMS pode ser fundamental para fidelizar clientes no varejo. Por falar nele, leia também sobre SMS criativo: como fugir do óbvio?