De que forma melhorar a experiência da jornada do cliente?

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Já chegou a pensar como está a qualidade da jornada do cliente da sua empresa? A experiência do usuário começa até mesmo antes dele comprar!

Quando falamos em marketing digital, diversos pontos fazem parte desse universo e algumas preocupações se tornam necessárias para tornar o seu conjunto de estratégias um verdadeiro sucesso.

Uma delas é a experiência da sua audiência enquanto atravessam pela jornada do cliente e suas etapas. Se você acha que deve encantar apenas no começo e esquecê-los depois de uma compra ou até mesmo desistência, saiba que não é bem assim que funciona.

De fato, cada etapa da jornada possui determinadas características e necessidades, que precisam ser respeitadas, para que aquele cliente em potencial chegue no destino desejado da melhor forma e de preferência no menor espaço de tempo possível.

Aqui, não estamos falando para agir de forma igual em todas as etapas e ignorar cada uma delas, mas sim em focar na excelência e no foco na qualidade dos seus serviços e produtos, para que aquela pessoa possa se tornar um cliente fiel.

Vender uma vez para a maior quantidade de pessoas pode até ser bom em datas como a Black Friday ou o Natal, mas a verdade é que durante o ano é mais preferível focar na fidelização de quem já comprou contigo anteriormente.

Pensando em ajudar você a oferecer uma experiência ainda melhor para a sua audiência dentro da jornada do cliente, desenvolvemos esse conteúdo. 

Entenda perfeitamente o que esse termo significa, bem como o que fazer para agradar ainda mais o seu público.

No que consiste a jornada do cliente?

Antes de tudo, você sabe do que se trata a jornada do cliente? Ela não possui uma receita específica, pois é formada por todos os pontos de contato que o usuário terá contigo, que a sua marca pode tornar excepcional.

Sendo assim, seja quando ele acessa o seu site ou vê um anúncio na internet, até aquela mensagem de pós-venda enviada uma semana após a compra, fazem parte desse longo caminho.

Quando falamos na jornada do cliente, estamos abordando, acima de tudo, a experiência positiva que ele pode ter todas às vezes que tiver qualquer contato com a marca. 

Falando dessa forma mais genérica, até parece impossível deixar os seus clientes felizes o tempo todo, mas a verdade é que com algumas estratégias e ferramentas esse serviço se torna mais simples e replicável. 

Como melhorar a experiência nessa etapa?

Como dissemos há pouco, já que a jornada do cliente envolve qualquer ponto de comunicação com a audiência, é preciso se atentar a todos eles para que o usuário tenha a melhor experiência possível. Veja alguns fatores que merecem atenção redobrada:

Use a tecnologia ao seu favor: e-mails transacionais, como os de boas-vindas, confirmação de compra, status de pedido e envio de boletos, SMS marketing, e-mail marketing, pesquisas de satisfação, pós-vendas e demais automações são fundamentais.

Conheça quem está do outro lado da tela: estude o mercado, o seu público-alvo, desenvolva uma persona e estude o comportamento dos seus clientes atuais.

Comunicação: esteja sempre disponível. Como? Conte com um sistema de chatbot, que além de responder rapidamente às mensagens dos clientes em diversos canais, pode resolver pequenos problemas como a emissão da segunda via de um boleto, por exemplo.

Conheça a MKOM!

Para agregar tanto na jornada do cliente, bem como nas estratégias de marketing digital, conte com a MKOM! Aqui, tanto a sua experiência quanto a do seu público é a nossa prioridade.

Mais do que chatbots, ferramentas de automação e plataformas de comunicação, trazemos soluções que se adequam ao cotidiano das mais variadas empresas, entregando performance, qualidade, segurança e suporte o tempo todo.

Entre em contato e conheça mais sobre as nossas soluções!

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