A produtividade e a qualidade do serviço de um consultório, clínica ou laboratório, bem como a experiência do paciente com o serviço oferecido, podem ser melhoradas a partir de um sistema eficiente de comunicação.
Por vezes, todo profissional, quer seja o médico, dentista ou mesmo o responsável pela recepção e agendamento, já se deparou com a ausência do cliente em uma consulta ou exame marcado há dias.
Outras vezes o paciente não conseguiu realizar seus exames porque não foi orientado devidamente, por isso não estava preparado adequadamente para realizá-lo.
Todos os exemplos são situações comuns e que exigem retrabalho e retornos à clínica ou ao laboratório, mas que poderiam ser evitadas.
Nessa hora, o uso do WhatsApp ou do SMS pode ser uma alternativa para melhorar toda a comunicação e promover melhores experiências ao paciente, que, no fundo, é o seu cliente.
Quer saber qual é o melhor para você usar entre Whats ou SMS? Confira nossas dicas.
Como manter uma boa experiência do paciente?
A experiência do paciente envolve muito além da ida dele ao consultório, hospital, clínica ou laboratório para realizar uma consulta ou exame.
Ela inicia no primeiro contato dele com a instituição e estende-se até o pós-consulta, ou seja, está diretamente associada a todas as interações dele com o estabelecimento e que influenciam na sua percepção de cuidado, atenção, segurança e bem-estar.
De forma geral, tudo começa na comunicação e a tecnologia veio para ajudar e facilitar esse processo entre os profissionais e o paciente.
Os vários canais digitais são eficazes no:
- promover o agendamento online, dando mais liberdade e comodidade ao paciente,
- enviar lembretes de marcações de consultas e dos compromissos agendados,
- orientar sobre procedimentos para realização de exames.
Mandar uma mensagem via SMS ou pelo WhatsApp lembrando que ele tem uma consulta agendada irá promover nele o sentimento de aproximação, de preocupação e de cuidado. Também é uma forma de fazer o seu cliente se sentir importante para a clínica.
Além de evitar faltas nas consultas e a necessidade de reagendamentos ou encaixes.
Quais canais utilizar?
Cada clínica, hospital e consultório tem a sua necessidade, da mesma forma que os profissionais e pacientes também apresentam seus próprios perfis.
Mas, afinal, é melhor usar o WhatsApp ou o SMS na área da saúde para promover a boa experiência do paciente, em especial no atendimento e contato?
SMS
O SMS é considerado um meio de comunicação não invasivo, é rápido, eficaz e tem uma alta taxa de abertura, inclusive, cerca de 98% das mensagens enviadas por SMS são visualizadas e 90% delas são lidas já nos primeiros três minutos.
Além de ser um excelente canal para enviar confirmações, lembretes e orientações, também existem sistemas de SMS que possibilitam o envio de mensagens em massa e de forma automática.
Esse serviço é ideal para recados comuns que interessam a todos os pacientes, como mudança de endereço, de horários, de número de telefone, comprovantes de pagamento e até mesmo promoções e orientações de ordem geral.
O WhatsApp é uma ferramenta mais dinâmica, que possibilita interagir com seus pacientes e trocar informações com maior rapidez.
Segundo o portal Olhar Digital, o WhatsApp é o aplicativo mais usado entre os brasileiros com mais de 120 milhões de contas e o mais utilizado ao longo do dia.
De forma geral, 80% dos consumidores brasileiros preferem utilizar o aplicativo para se comunicarem com marcas e empresas, com certeza isso também inclui as organizações ligadas a área da saúde.
Em especial, as empresas investem em sistemas de envio de mensagens em massa e com a possibilidade de mais de um atendente no mesmo número, o que ajuda a melhorar a experiência do paciente.
Agora que você sabe mais sobre o uso do WhatsApp e do SMS na área da saúde, entre em contato conosco e saiba qual a melhor solução MKOM em comunicação para o seu estabelecimento.