Melhores estratégias de fidelização no varejo

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Desde quem está há décadas no mercado até os comércios que estão começando agora, quanto mais estratégias de fidelização no varejo eles tiverem acesso, melhor.

A verdade é que até mesmo os maiores especialistas do mercado podem obter resultados ainda melhores seguindo dicas que abordam as tendências mais novas, os comportamentos de compra e até mesmo a forma de se comunicar.

Uma gigante do varejo acostumada com o offline, por exemplo, pode encontrar meios de ter ainda mais sucesso com as redes sociais ou o tráfego pago, para encontrar os melhores clientes em potencial para a sua marca.

Quando falamos em estratégias, sempre surgirá uma nova, principalmente na era atual, marcada pela inovação, novas ferramentas e plataformas de comunicação, como os chatbots, Inteligência Artificial e sistemas integrados.

O que costumava funcionar perfeitamente há 10 anos pode não ser a melhor pedida agora, principalmente quando falamos em varejo, tornando-se fundamental conhecer mais estratégias de fidelização.

Empresas que até então eram sinônimo de sucesso se transformaram em apenas lojas simples hoje em dia, principalmente pelo problema em inovar.

Entenda, neste post, as melhores estratégias de fidelização no varejo e saiba como fazer clientes simples virarem verdadeiros fãs da sua marca.

Quais são as melhores estratégias de fidelização no varejo?

Veja a seguir as estratégias com maiores taxas de sucesso dentro do varejo e entenda porque grandes nomes desse segmento gabaritaram todas elas.

Ofereça produtos de qualidade

Pode parecer clichê, mas muitos gestores pensam mais em formas de tornar os preços competitivos do que na qualidade dos seus produtos e serviços em si.

Sendo assim, o que até então parecia uma ótima pedida em um primeiro momento, aos poucos começa a espantar os clientes que aceitariam pagar um pouco a mais, desde que a qualidade fosse no mesmo patamar.

Preços baixos com a qualidade baixa depois de um tempo deixa de ser um sucesso e, em vez de lucro, a sua empresa terá prejuízo constante e um estoque obsoleto, sem a saída que você estava acostumado.

Focar nos produtos de qualidade acima da média e com um preço que faça jus a essa melhoria irá tornar a sua empresa muito mais buscada pelos clientes.

Tenha um excelente atendimento 

Seja aquela pessoa que sempre faz as mesmas perguntas e não compra nada até aquele cliente extremamente fiel e que gasta mais de quatro dígitos todos os meses, o tratamento deve ser o mesmo.

Os clientes da sua empresa precisam se sentir como se fossem o maior presente da empresa e, na verdade, são sim! Sem clientes o seu sonho não acontece e muito menos próspera.

Por isso, principalmente em canais digitais, foque na rapidez das respostas, atenção, escuta ativa e empatia.

Crie um programa de fidelidade

Cashback, pontos e demais tipos de bonificações a cada valor gasto são algumas das melhores estratégias de fidelização no varejo, tanto que estão sendo usadas nas mais variadas empresas de sucesso de todo o mundo.

Muitas vezes, por causa de uma vantagem, como desconto na próxima compra ou o ganho de um brinde, os clientes tendem a gastar mais para então terem esse presente, o que incentiva as compras.

Além disso, com programas desse tipo, você consegue manter os dados dos clientes mais ativos e engajados com a marca.

Mantenha contato após a compra

Desde a compra de um sapato até de um carro merecem algo em comum: um pós-venda de respeito.

Mesmo que seja uma compra pequena e até então simples demais para você gestor, saiba que para aquele cliente o seu contato após a compra pode significar muito.

Sendo assim, aproveite as ferramentas digitais para fazer um ótimo pós-venda. Grandes exemplos são o SMS e o e-mail marketing, marcados por disparos com preços realmente competitivos, por isso são grandes parceiros dos gestores do varejo.

Por falar nisso, essas estratégias digitais são altamente eficientes e permitem a captação de dados em tempo real e a análises dos disparos, permitindo a melhoria contínua da sua marca.

E aí, que tal usar ao seu favor as melhores estratégias de fidelização no varejo? Comece contando com os aliados certos. Conheça as soluções da MKOM e entenda porque elas são muito mais que ferramentas automatizadas.

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