Passos para criar uma estratégia de link building bem sucedida

Conteúdo MKOM

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A expressão inglesa link building, quando traduzida, significa “construção de links”, ou seja, trata-se das integrações que a sua página pode fazer com outras, encaminhando o seu visitante a elas ou recebendo aqueles que foram direcionados para o seu site.

O Google, maior site de busca do mundo e com 94% de todo o tráfego orgânico da internet, segundo Neil Patel, valoriza muito os links e pontua favoravelmente as páginas que apresentam indicações de outros conteúdos que somem em termos de qualidade e informações de apoio aos internautas.

Ele valoriza ainda mais quando a sua página é indicada por sites de terceiros, considerando que outros produtores enxergam as suas publicações como conteúdos de qualidade.

Como resultado, as suas publicações passam a ter um maior valor e recebem um rankeamento melhor quando acontecem buscas realizadas pelos usuários.

Diante dessa realidade, é muito importante que sua empresa crie uma estratégia de link building, atraindo consumidores e melhorando os resultados da sua operação. Para saber mais, continue a leitura e confira!

5 passos para estruturar sua estratégia de link building

Como você já deve ter percebido, essa estratégia precisa focar em três situações importantes e valorizadas pelo Google e demais sites de busca:

  • a ligação da sua página para outros conteúdos internos,
  • a conexão da sua página para blogs de outras empresas (externos),
  • acessos vindos de outras empresas para as suas páginas.

Os dois primeiros são conhecidos como links de saída, enquanto o último é de entrada.

Vamos conhecer 5 ações necessárias para estruturar uma boa estratégia a esse respeito:

Utilize links internos

O primeiro passo é utilizar em cada página os links internos, o que significa proporcionar ao leitor a possibilidade de acessar facilmente outros conteúdos da sua própria empresa.

Esse processo é bastante comum nos blogs, onde posts são desenvolvidos e conteúdos remetem a mais informações em outras páginas já desenvolvidas e publicadas por sua equipe.

Busque parcerias estratégicas

A busca por parcerias estratégicas é uma excelente opção para que links sejam trocados.

Isso significa buscar, em meio as empresas que possam estar alinhadas com os objetivos do seu negócio, uma troca de indicações nas páginas publicadas, onde o seu site apresenta caminhos para o site desses parceiros e o contrário também ocorre.

É muito importante que os links de entrada venham de publicações reconhecidas pelo mercado, portanto, é fundamental estar atento a esse detalhe.

Elabore materiais compartilháveis

Um ponto bastante importante, e que precisa receber a atenção da sua empresa, está em desenvolver materiais que sejam compartilháveis, portanto, apresentando diferenciais que possam atrair o interesse dos parceiros estratégicos e, especialmente, do público consumidor.

Para isso, esses materiais precisam oferecer:

  • qualidade nas informações,
  • conteúdos relevantes,
  • informações que sejam do interesse do mercado.

Faça guest posts e co-marketing

Uma boa maneira de promover links para as suas páginas está no que é conhecido como guest posts, ou seja, um conteúdo escrito por sua empresa e que será publicado no blog de algum outro site como convidado.

Da mesma forma, você pode convidar esse possível parceiro a publicar algum conteúdo em sua página de blog, portanto, uma ajuda mútua que pode trazer bons resultados.

Outra opção é o co-marketing, ou seja, a criação de algum material que tenha a colaboração de duas ou mais empresas.

Como exemplo, um ebook pode ser desenvolvido tratando de algum assunto que atenda as expectativas da sua empresa e do parceiro, promovendo ambas as empresas e atingindo um público maior.

Redirecione links quebrados

Por fim, não esqueça nunca de redirecionar os links quebrados, aquelas antigas publicações que por algum motivo foram excluídas, mas que podem ser acessadas a partir de outros sites.

A saída para isso é direcioná-los para a página principal do seu blog, evitando que o internauta tenha em sua tela uma mensagem de “página não encontrada” ou “erro 404”.

Como se observa, o link building é uma estratégia que pode trazer bons resultados, portanto, vale a pena desenvolver um plano para essa ação.

Já que o assunto é estratégia, aproveite e leia também nosso post que apresenta as 5 técnicas para recuperar clientes inativos!

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