Saiba como criar uma estratégia de marketing de relacionamento para varejo

Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Para que a sua empresa tenha mais sucesso, principalmente no nicho do varejo, uma estratégia de marketing de relacionamento pode ser uma boa pedida.

Com o hábito de compra dos usuários em constante evolução, muitas empresas se viram desafiadas a encontrar novos métodos para encantar, fidelizar e até mesmo fazer aquele cliente mais crítico virar fã e indicar a marca para amigos e conhecidos.

No entanto, como você deve estar pensando agora, principalmente para empresas mais antigas e tradicionais, essa mudança de estratégias não começa de um dia para outro, especialmente pelo fato de ser um processo.

Até grandes nomes do marketing, como Neil Patel, acreditam que toda estratégia precisa ser concluída em etapas, começando pelo plano de marketing, documento que, além de confirmar as estratégias, estabelece metas, prazos e demais fatores de segurança.

Sendo assim, no começo da transformação digital e no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de relacionamento para varejo, pode ser desafiador conhecer as novas métricas, comportamentos do consumidor e ações para fidelização.

Continue por aqui e entenda do que se trata esse tipo de ação, a sua importância e como colocá-la em prática dentro da sua organização. 

Qual a importância de investir em uma estratégia de marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento nada mais é que um conjunto de estratégias para conseguir compras e fidelização por meio de uma comunicação eficiente que, acima de qualquer coisa, tenha o foco em criar uma relação de confiança, igualdade e respeito com as pessoas.

Se o comportamento do consumidor está mudando e você percebeu isso, pode ter certeza que o seu concorrente também sabe e já está trabalhando em atrair a maior quantidade do público-alvo do seu setor para ele.

Mesmo que as pessoas estejam cada dia mais informadas e críticas, a forma de fazer marketing de uma empresa, principalmente ao mostrar os seus diferenciais e o oferecimento de condições especiais e descontos, influencia na decisão de compra.

Sendo assim, a sua marca pode até ser melhor que a do concorrente, mas, nessa fase de encantamento do usuário, ter uma estratégia para criar um relacionamento de confiança é fundamental para sair na frente e ser a favorita.

Inclusive, sabia que a forma de se relacionar com os clientes é um dos principais divisores de águas entre você e o concorrente? 69% das pessoas preferem um bom atendimento a um preço mais baixo. Ou seja, elas pagam pela experiência!

Como criar uma estratégia de marketing de relacionamento para varejo?

Veja a seguir como criar uma estratégia de marketing de relacionamento de sucesso e obter resultados ainda mais satisfatórios perante o seu público-alvo.

Ofereça um atendimento de qualidade

O pilar mais forte do marketing de relacionamento é a comunicação, que por sua vez reflete diretamente no atendimento.

Muito mais do que responder rápido, o que também é muito importante, você precisa estar disponível de verdade, usar a empatia e a escuta ativa, bem como encontrar formas inteligentes e rápidas para resolver as necessidades e reclamações do cliente.

Muitas pessoas tendem a comprar em espaços que se sentem ouvidas e importantes.

Peça feedback

Pedir feedback é uma forma transparente e honesta de procurar entender o que os usuários realmente pensam sobre a sua marca e produtos.

Seja digitalmente, por meio de pesquisas enviadas por e-mail, SMS e até mesmo com o envio de canais de avaliações, ou pessoalmente, com pesquisas físicas e pranchetas, tendo espaço para observações, o importante é encontrar um meio para ouvir o consumidor.

No entanto, o trabalho não acaba aí. Provavelmente, se a sua empresa precisa melhorar em algum ponto, irá encontrar padrões de sugestões, sendo importante observá-los e melhorar os pontos citados.

Crie programas de fidelidade

Quando você escuta falar sobre cupons, descontos, programas de pontos e cashback, deve gostar e procurar entender do que se trata.

O mesmo acontece com os outros usuários na internet. Quanto mais vantagem em uma compra, melhor!

Por que não usar esses programas de fidelidade ao seu favor?

Agora que você sabe mais sobre criar uma estratégia de marketing de relacionamento, que tal aprender também sobre como usar chatbot no seu varejo?

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários