Não existem mais dúvidas que o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para atrair leads.
Basta prestar atenção em nosso próprio comportamento quando temos a necessidade de buscar por alguma informação que desconhecemos ou não dominamos completamente.
Vamos à internet e realizamos uma pesquisa a respeito, então nos são apresentadas milhares de publicações a esse respeito.
A partir desse momento, passamos a acessar os conteúdos e, quando encontramos aquele que atende as nossas expectativas, mergulhamos na leitura e somos levados a nos aprofundar nas informações oferecidas pelos desenvolvedores, que oferecem detalhes a respeito do que estávamos buscando.
Portanto, o marketing de conteúdo possui um grande apelo junto ao público, no entanto, muitas postagens cometem erros que poderiam ser evitados. Neste post, apresentaremos os 5 principais equívocos cometidos no uso dessa excelente estratégia!
5 erros no marketing de conteúdo que devem ser evitados
De acordo com um estudo realizado pela HubSpot, uma das mais importantes empresas do mundo em vendas e atendimento digital, o marketing de conteúdo apresenta alguns resultados, como:
- 82% dos profissionais de marketing o adotam ativamente,
- 70% o incorporam as estratégias gerais,
- quase 40% o consideram como parte fundamental dos seus planos,
- 51% o consideram que é a melhor maneira de atrair e reter clientes,
- 55% consideram que essa estratégia é a principal em seu planejamento.
Apesar disso, erros básicos são cometidos na adoção dessa estratégia, onde destacamos aos 5 principais equívocos a esse respeito:
Ficar em um só formato de conteúdo
O formato de conteúdo é essencial para o sucesso da operação, uma vez que, muito além dos textos e imagens, os vídeos podem contribuir de forma efetiva para a qualidade dos posts.
Isso significa trabalhar com:
- textos relevantes,
- fotos e imagens que contribuam com o assunto,
- vídeos que possam trazer detalhes a respeito do assunto que está sendo pesquisado.
Investir em conteúdos com pouca relevância
Um dos erros do marketing de conteúdo é investir em matérias de pouca relevância, ou seja, criar conteúdos superficiais que efetivamente não auxiliam quem está em busca da informação.
Não há como valorizar a marca e empresa sem apresentar conteúdos que resolvam problemas, sanem dúvidas e contribuam com o leitor na busca de seus objetivos.
Falar somente do seu produto ou serviço
Outro grande erro a ser evitado no marketing de conteúdo é o de abordar em seus posts e demais publicações apenas informações a respeito de seus produtos e serviços.
Os consumidores desejam encontrar respostas às suas dificuldades e estão em busca de soluções que resolvam os seus problemas ou ainda entendam suas demandas.
É preciso, diante dessa realidade, apresentar detalhes do que se passa, quais as melhores soluções e o que fazer para resolver as situações que estão afligindo aquele que está em busca da resolução de um problema.
Para isso, não basta apenas apresentar os seus produtos e serviços, mas mostrar, através de conteúdos específicos, o que se enfrenta, como agir diante da situação e resolver o problema que se apresenta.
Divulgar seu conteúdo antes de definir a persona
A definição da persona é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.
Isso significa avaliar e entender que existem clientes que possuem as características ideais para adquirir os produtos oferecidos por sua empresa.
É fundamental compreender quem é esse lead, como ele se comporta e de que maneira é possível interagir com ele.
Portanto, sem conhecer o seu cliente, é perda de tempo divulgar seus conteúdos, pois pouco ou nenhum resultados serão alcançados.
Deixar de lado o planejamento de conteúdo
A falta de planejamento é um sério problema em todas as áreas e no marketing de conteúdo a situação não é diferente.
Não se pode alcançar êxito sem uma análise pormenorizada dos temas a serem tratados, em que ordem serão publicados e quais os objetivos a serem alcançados, portanto, é indispensável um planejamento a respeito dos conteúdos a serem trabalhados.
Sabendo quais os erros que podem ser evitados a respeito do marketing de conteúdo, vale a pena também conhecer o remarketing: uma das estratégias digitais para multiplicar conversões. Acesse nosso post e confira!