5 etapas para encontrar o tom de voz da sua empresa

Conteúdo MKOM

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O tom de voz de uma empresa é um dos elementos mais importantes ao implementar uma estratégia de comunicação verdadeiramente eficaz.

Esse termo diz respeito à linguagem utilizada pela marca ao se comunicar com o seu público, seja ao aplicar ações de marketing de conteúdo ou ao realizar o atendimento ao cliente.

Assim, é preciso que a abordagem esteja alinhada à identidade do negócio e que também seja adequada para o público ao qual se dirige.

Ao traçar esse perfil de forma estratégica, é possível investir em um bom marketing de relacionamento e estabelecer uma comunicação muito mais eficaz com os consumidores, permitindo a sua fidelização.

Por isso, neste conteúdo, você encontra um passo a passo de como encontrar o tom de voz da sua empresa. Confira!

Encontre o tom de voz da sua empresa em 5 etapas

Estabelecer o tom de voz certo para um negócio não é uma decisão arbitrária. É preciso considerar uma série de fatores para compreender qual a melhor opção: um perfil sério, descontraído, profissional, informal, bem-humorado, entre várias outras possibilidades.

Por isso, aqui vão nossas sugestões para acertar nesse processo:

Aproprie-se dos valores e personalidade da empresa

Primeiramente, lembre-se da importância de encontrar uma linguagem que esteja alinhada à identidade do seu negócio.

Uma empresa jovial e descontraída, por exemplo, não combina com uma comunicação muito séria e rígida. Da mesma forma, se você quer se posicionar no mercado com mais seriedade, gírias podem não ser uma boa opção.

Por isso, um bom estudo dos princípios e valores da marca é o primeiro passo desse processo.

Construa as personas

Em seguida, é hora de compreender a fundo as pessoas às quais você está se dirigindo.

Se você já sabe qual é o seu público-alvo, com informações como faixa etária, localização, profissão, gênero e afins, agora é o momento de definir a sua persona.

Ela deve personificar o seu público em um personagem fictício, com nome, idade, profissão, interesses, necessidades, desafios e hábitos. É importante pontuar, por exemplo, que redes sociais ela usa, quais seus canais de atendimento preferenciais, entre outras questões.

Conecte as personas ao seu negócio

Quando a persona já estiver definida, é importante buscar entender de que maneira ela se relaciona com a sua empresa, respondendo a perguntas como:

  • O que ela espera ao interagir com a sua marca?
  • O que ela gostaria de ver ao acompanhar seu perfil nas redes sociais?
  • Por quais canais ela procurará o atendimento?

Para garantir que você esteja presente em todos os canais utilizados pela sua persona, vale a pena investir em ferramentas que integrem múltiplas plataformas em um só lugar, a exemplo do MKChannels.

Encontre o tipo de publicação

O tipo de publicação também é um ponto importante ao encontrar o tom de voz da sua empresa, já que diferentes meios exigem diferentes abordagens.

Por exemplo, um post no blog do seu negócio pode focar em uma comunicação mais informativa e educativa, enquanto as redes sociais podem ser um bom canal para estimular o engajamento do público.

Assim, é importante considerar essa variação ao decidir qual linguagem será utilizada, sem perder de vista a personalidade da empresa.

Crie um grupo teste

Por fim, quando você já tiver traçado as linhas gerais do tom de voz do seu negócio, vale a pena colocá-lo à prova com um grupo de teste, selecionando pessoas que representam bem o seu público-alvo.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e descubra também como criar um chatbot e treiná-lo!

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