Você sabe o que é empatia no atendimento ao cliente e o quanto essa ação colabora para o sucesso do seu negócio?
Segundo a Enciclopédia Significados, empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.
Portanto, esse sentimento precisa fazer parte do dia a dia da equipe de atendentes, vendas e de suporte técnico para que o cliente possa se sentir especial, satisfeito e retornar muitas vezes para realizar novos negócios.
Isso significa que, atualmente, para se conquistar um cliente não basta apenas oferecer:
- produtos e serviços de qualidade,
- bons preços,
- condições adequadas de pagamento.
O mercado deseja que as empresas varejistas sejam atenciosas, esclareçam as dúvidas e busquem resolver as demandas e necessidades das pessoas.
Deseja saber mais sobre como praticar a empatia no atendimento ao cliente? Continue com a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Qual o impacto da empatia no atendimento ao cliente?
Para se ter ideia do impacto da empatia no atendimento ao cliente, uma pesquisa realizada pela Business2Community mostrou que 59% dos consumidores nunca mais farão negócios com uma empresa nas quais tenham vivido uma experiência negativa no processo de relacionamento.
A insatisfação dos clientes ocorre a partir de situações que podem ser evitadas, tais como:
- demora para a resolução de um problema,
- resolução paliativa da situação (quebra galho),
- prometer e não cumprir,
- cobrar errado,
- burocracia exagerada,
- forçar vendas,
- não aceitar reclamações,
- inflexibilidade,
- atrasos.
Quando se trabalha a empatia, todo o processo é facilitado, uma vez que a pessoa que está sendo atendida, seja de forma presencial ou através de algum canal de comunicação, percebe quando existe o interesse do atendente em resolver o problema.
Toda a lista apresentada acima envolve ações associadas ao desinteresse e descaso por parte da empresa, portanto, é uma larga avenida para o insucesso das operações.
Os 3 pilares da empatia no atendimento ao cliente
A empatia no atendimento ao cliente está baseada em 3 pilares que precisam ser conhecidos pela equipe de atendimento e que devem fazer parte do dia a dia da operação. São eles:
Tenha uma escuta ativa
Ouvir atentamente o cliente é essencial para que se obtenha qualidade no atendimento, portanto, é fundamental que as conclusões precipitadas e as suposições fiquem guardadas enquanto a pessoa relata detalhes do que aconteceu ou do que está procurando.
Infelizmente, muitos varejos estão preocupados apenas com a agilidade e rapidez no atendimento, esquecendo de priorizar o que realmente importa para as pessoas que buscam por soluções em seu estabelecimento.
Cultive um relacionamento amigável e acolhedor
A simpatia e a atenção são indispensáveis para que ocorra um atendimento amigável e acolhedor, por isso capacite a sua equipe mostrando a importância que precisa ser dada no entendimento e busca de alternativas para as necessidades do cliente.
Aquele que busca por sua loja precisa se sentir especial e perceber que o seu empreendimento e as pessoas que ali trabalham se importam com ele e com seus sentimentos.
Ofereça canais personalizados de atendimento
A empatia no atendimento ao cliente ocorre a partir das facilidades oferecidas, onde múltiplos canais personalizados de atendimento estão disponíveis, ou seja, possibilitando que a comunicação seja realizada de maneira:
- pessoal,
- por telefone,
- WhatsApp,
- Facebook Messenger,
- chat online,
- Skype,
- Telegram,
- SMS.
Mais importante do que isso, investir em uma plataforma que possa centralizar todas as informações é crucial, onde qualquer atendente possa dar prosseguimento ao contato, avaliando o que já foi tratado e conhecendo detalhes do assunto.
Essa qualidade no atendimento consiste em manter um alto padrão de relacionamento, onde as informações estejam disponíveis e os processos ocorram com atenção, agilidade e de maneira personalizada.
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