Disparo de email: erros comuns que você precisa evitar

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Dentro do universo das campanhas de email marketing, é comum que na hora do disparo aconteça algum erro, impossível de reparar a tempo.

Até mesmo grandes empresas de ecommerce ou multinacionais de referência em determinada área podem cometer erros na hora de enviar mensagens desse tipo e as causas podem ser as mais variadas.

Entre elas estão erros de revisão, problemas na programação, criação e até mesmo no planejamento, de forma que emails que até então parecem perfeitos aparentemente não engajam por causa do teor do conteúdo nele presente.

De fato, prever e evitar 100% dos erros em todas as campanhas de email que você fará na vida é quase impossível, mas torná-los cada dia mais raros é uma necessidade que a sua empresa precisa, para manter a relevância e credibilidade.

Pense na seguinte situação: você iria ter total confiança em uma escola de idiomas que escreveu algum termo errado em um email enviado? Ou até mesmo iria se engajar se os links das mensagens não funcionassem? 

Detalhes como estes podem ser responsáveis pela desistência de clientes e abandonos de compras que estariam a um passo de serem completadas.

Sabendo disso, fizemos este post para ajudar você! Confira quais são os erros mais comuns na hora de fazer um disparo de email para as suas bases e atente-se duplamente antes de dar o último clique.

Erros comuns no disparo de email

Desde aquela vírgula faltando até aquele email que não possui um conteúdo tão interessante são exemplos de erros mais comuns nesse tipo de comunicação.

Aproveite para conferir a nossa lista e o que você pode fazer para ficar longe desses erros e dos seus malefícios.

Erros de ortografia e digitação

Palavras duplicadas, espaços a mais, vírgulas faltando ou termos no lugar errado podem ser detalhes, mas impactam na imagem da sua empresa.

Dentro desse universo, os erros de ortografia se tornam ainda mais graves, pois vão muito além de um erro de digitação, que pode acontecer na pressa, mas sim a falta de total domínio da língua.

Erros dessa natureza podem ser evitados com uma revisão mais atenta e softwares de correção de palavras, no entanto, é preciso tomar cuidado com essa opção, já que nem sempre um texto escrito dentro das regras ortográficas está coeso, por exemplo.

Falta de conteúdo de qualidade

Sabe aquele email que você clica e sente que é mais do mesmo? Algumas empresas erram na hora de fazer o planejamento do conteúdo, deixando as mensagens repetitivas ou até mesmo rasas demais.

Aqui, a ideia é estudar o seu público, analisar as campanhas de mais sucesso da sua marca, bem como o período que você pretende fazer o disparo de email.

Não investir em design responsivo

Além de um bom conteúdo, o seu email precisa ter um layout atrativo e um design responsivo, ou seja, que abra perfeitamente em qualquer tipo de tela, desde aquele computador de mesa até o smartphone.

A dica aqui é se atentar a programação e diagramação do email, com direito a disparo de teste.

Enviar sem critérios 

Os emails precisam de critérios para serem enviados. Não basta selecionar toda a sua lista de contatos e enviar uma mensagem genérica em plena madrugada.

Esse tipo de campanha precisa de planejamento, estudo e, claro, um objetivo! Os seus clientes podem até abrir esses emails, mas será que irão realizar as ações esperadas a partir da mensagem recebida?

Não segmentar os leads

Seja qual for o segmento da sua empresa, nem todas as pessoas dentro do seu público-alvo são iguais, certo? Algumas podem estar bem no topo do funil de vendas, ao passo que outras são clientes fiéis a meses.

Não faz sentido tratar todas essas pessoas da mesma forma e mandar o mesmo email. Imagine um cliente antigo receber algo como “conheça a nossa empresa”, ele no mínimo não entenderia o porquê de estar recebendo essa mensagem.

Outro grande problema de enviar emails sem segmentar as bases é o fato de que as taxas de abertura, engajamento e cliques, bem como a credibilidade da sua marca, irão sofrer quedas.

E aí, agora está pronto para arrasar no seu próximo disparo de email? Veja também algumas dicas para criar um email de ofertas.

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