5 dicas para fidelizar clientes no atacado

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Fidelizar clientes é transformar o público que se relaciona com sua empresa em defensores da marca, uma ação que exige esforço e muita criatividade.

Para que isso aconteça, é preciso desenvolver ações que possam colocar o seu atacado como um empreendimento diferenciado, ou seja, oferecer condições que destaquem o seu negócio quando comparado aos concorrentes.

É muito importante lembrar que os clientes que buscam ou recebem o contato dos atendentes de sua empresa necessitam de agilidade, praticidade e condições que tornem os seus processos de cotações e compras simples e personalizados.

De acordo com o renomado professor de marketing da Universidade Emory nos Estados Unidos, Jagdish Sheth:

Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.

Diante dessa realidade, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias que venham a fidelizar clientes. 

Neste post, apresentaremos 5 dicas que precisam ser adotadas pelas empresas atacadistas para que consigam atingir esse objetivo!

Os segredos para fidelizar clientes no atacado

Existem 5 ações que podem ser desenvolvidas para fidelizar clientes no atacado, garantindo resultados contínuos e estáveis.

Mais do que isso, transformando-os em divulgadores de sua marca. 

Vamos conhecê-los:

Facilite o processo de compra

Facilitar o processo de compra é fundamental para que se possa ganhar a confiança do público, isso significa:

  • responder com rapidez e assertividade as dúvidas,
  • disponibilizar informações sobre os produtos,
  • ter em mãos o histórico sobre consultas já realizadas,
  • colaborar com o cliente para que ele saiba detalhes de suas compras passadas,
  • apresentar novidades, promoções e vantagens que talvez ele ainda não conheça.

É fundamental que sua empresa conheça os varejistas que consultam e compram no seu atacado, pois os detalhes podem fazer a diferença em uma negociação, portanto, use a tecnologia a seu favor.

Ofereça condições exclusivas

Avalie o que os concorrentes oferecem como condições especiais. Então, apresente novidades e vantagens exclusivas.

A internet possibilita o acesso aos mais diversos tipos de campanhas realizadas em qualquer lugar do mundo, portanto, esteja sempre atento ao que os líderes de mercado oferecem e busque sempre fazer algo diferenciado a partir dessas ideias.

Invista em estratégias de marketing

Investir em estratégias de marketing nunca foi tão importante como nos dias atuais, afinal, seus clientes também são usuários da internet e estão recebendo ofertas, campanhas e promoções dos concorrentes.

Não estar presente na internet apresentando estratégias diferenciadas em termos de marketing é desconsiderar a realidade atual, já que, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2023, cerca de 84% das residências brasileiras estão conectadas à rede mundial.

Será que existe algum empreendedor do varejo em nosso país que não utiliza a internet para se comunicar e obter informações?

Personalize o atendimento ao cliente

Fidelizar clientes envolve um atendimento personalizado, onde cada contato precisa se sentir confortável e prestigiado por sua empresa.

Isso significa toda a atenção para as demandas e a busca por alternativas que venham a atender as necessidades da empresa varejista.

Mais uma vez, torna-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas, quando qualquer atendente pode, a partir de históricos, dar prosseguimento a alguma negociação que tenha ficado pendente.

Esse procedimento gera satisfação, pois o comprador não precisará reiniciar as tratativas, uma vez que todas as informações estão salvas e disponíveis para qualquer atendente que receber uma visita, ligação ou mensagem desse cliente.

Disponibilize diversos canais de contato

A quinta dica para fidelizar clientes no atacado está em disponibilizar diversos canais de contato, isso tudo para que seja possível fazer suas cotações e pedidos da maneira mais confortável possível.

Nesse caso, é importante disponibilizar o atendimento às suas solicitações, através de:

  • telefone,
  • WhatsApp,
  • Facebook Messenger,
  • chat online,
  • Skype,
  • Telegram,
  • SMS.

Um detalhe importante é que, independente do canal utilizado, torna-se imprescindível que todas as conversas e tratativas fiquem organizadas.

Além de estarem armazenadas em um único banco de dados, podendo ser acessadas por qualquer usuário autorizado.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, conheça o MKChannels: a melhor solução para fidelizar clientes. 

Acesse nosso site e confira detalhes!

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