4 dicas de copywriting para melhorar seus conteúdos de SMS e e-mail

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Provavelmente você já deve ter visto algum artigo ou pessoa falando sobre o copywriting, uma técnica de criação de conteúdos com grande potencial de convencimento.

No entanto, é comum que algumas pessoas pensem que essa forma de escrever serve apenas para determinados formatos e tipos de textos, como no caso de landing pages e blogs.

De fato, nessas duas formas de abordagem o copywriting é bastante usado, mas a verdade é que a gama de possibilidades de uso dele é muito maior. Sendo assim, é possível encontrá-lo em redes sociais, SMS, e-mail marketing e até mesmo no WhatsApp.

Como você deve imaginar, esse tipo de texto é altamente versátil, mas essa característica não o torna infalível se ele estiver sendo usado incorretamente e nos canais inadequados.

Sendo assim, até mesmo um tipo de estratégia que tende a ter ótimos resultados, sem um planejamento e direcionamento certos, pode ser um verdadeiro fiasco dentro da sua organização.

Sabendo disso, que tal aprender mais sobre o que é copywriting e ver quatro dicas de como torná-lo um sucesso quando o assunto é e-mail e SMS? Confira.

O que é copywriting?

Antes de saber como colocar essa forma de escrever em prática, é necessário entender de fato do que se trata e porque tende a ter resultados positivos nas campanhas de marketing e vendas.

Copywriting nada mais é que a classificação de textos altamente persuasivos, geralmente usados para direcionar o leitor a tomada de alguma decisão, como fazer uma compra, cadastrar-se em algum site ou até mesmo fazer um download de conteúdo rico.

Bastante procurado por empresas que querem engajar a audiência, o copy, como também é chamado, pode estar presente nas mais variadas campanhas e conteúdos, de forma que desde num slogan até um anúncio de rádio, TV e jornais pode ser usado.

4 dicas de copywriting para melhorar o seu conteúdo

Agora que você sabe porque o copy é tão procurado pelas marcas que querem mais usuários engajados, é hora de ver alguns passos de como colocar essa estratégia em prática e obter melhores direcionamentos para as suas campanhas.

Utilize uma linguagem simples

Seja qual for o seu público-alvo, é fundamental que você tenha como base o uso da escrita clara e objetiva nos seus copys. 

A ideia não é criar materiais informais ou que fujam do tom de voz da marca, mas que tenham palavras simples de serem compreendidas, frases curtas e explicações rápidas, que mantêm o interesse do usuário.

Deixe claro o propósito do conteúdo enviado

Seja um SMS curto ou uma newsletter quinzenal, é fundamental deixar claro desde o título do que se trata aquele conteúdo e os seus objetivos.

Principalmente em uma era marcada pela concorrência gigante e os usuários cada dia mais críticos, é importante não perder tempo e nem a atenção do leitor. Ah, e claro, não use títulos que não tenham nenhuma conexão com o conteúdo.

Personalize o conteúdo

Seja qual for o tipo de interação que você deseja causar no usuário, é preciso focar nele. Quais as suas necessidades, preferências, dores e até mesmo desejos?

O foco deve ser sempre em quem lerá o conteúdo e no que você pode oferecer a ele.

Siga boas práticas de CTA

Essa sigla pequena e muito poderosa é originária do inglês e pode ser traduzida como Chamada Para Ação

Ela envolve pequenas frases com tom imperativo que causam determinada sensação e incentivo ao leitor.

Alguns exemplos de CTA são: “compre agora”, “não perca essa chance”, “aproveite a promoção” e “cadastre-se”.

Diretas e objetivas, tendem a obter engajamento. Mas é preciso tomar cuidado para que não tenham várias em diversos pontos do conteúdo, pois podem confundir a audiência.

E aí, agora que você sabe dessas dicas, que tal aprender como usar a linguagem neutra nos chatbots e demais conteúdos da sua marca? Continue em nosso blog!

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