Para ganhar visibilidade e credibilidade no ambiente virtual, é preciso estar por dentro das principais técnicas de SEO para e-commerce.
O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de motores de busca, em tradução livre para o português, chegou há algum tempo para ajudar as marcas a se posicionarem com mais destaque no meio digital.
Afinal de contas, esse espaço abre muitas portas e oportunidades, mas a concorrência também é um elemento a ser considerado.
Por isso, é preciso aplicar técnicas que ajudem o seu site a se comportar de forma alinhada aos hábitos dos usuários, além de acompanhar os algoritmos de buscadores como o Google.
Para entender como o SEO para e-commerce pode fazer isso por você, continue a leitura e aprenda a aplicá-lo!
A importância do SEO para e-commerce para o sucesso de um negócio
O mundo do e-commerce traz consigo muitas possibilidades, mas pode ser bastante competitivo. Por isso, é preciso encontrar formas de se destacar.
Em primeiro lugar, é preciso se fazer visível e o SEO tem as ferramentas de que você precisa para cumprir essa meta.
Esse conjunto de técnicas serve para que a sua presença online esteja de acordo com as buscas realizadas pelos usuários, fazendo com que você apareça no campo de visão deles, além de alinhar sua presença aos parâmetros de análise dos motores de busca.
Além disso, ao alcançar mais visibilidade, a credibilidade de um negócio sempre é beneficiada.
Um estudo do Opinion Box entrevistou 2.115 pessoas que compraram online em 2023 e entre as principais conclusões está a de que a primeira ação decisória para 45% desses consumidores é pesquisar no Google sobre a empresa e o produto. Quanto melhor o ranqueamento, maior a credibilidade.
Assim, com um bom SEO para e-commerce, é possível conquistar muito mais pessoas e levá-las a consumir seus produtos.
Primeiros passos para implementar o SEO para e-commerce
Esse conjunto de técnicas envolve uma série de fatores, que vão desde as ações mais básicas até as mais refinadas.
Para começar a estruturar um planejamento estratégico de SEO para e-commerce, confira os primeiros passos que você deve seguir no seu negócio:
Defina palavras-chave para o funil de vendas
As palavras-chave são um dos elementos principais do SEO, de modo geral, já que elas correspondem aos termos utilizados pelos usuários na hora de fazer uma busca, o que significa que elas têm grande importância para o seu tráfego orgânico.
Na hora de definir as que você irá usar, é preciso considerar tanto o que as pessoas irão digitar na barra de busca do Google quanto as pesquisas que farão em cada etapa do funil de vendas.
No momento da descoberta, por exemplo, é possível que façam buscas como “o que é x”. Conforme avançam no funil de vendas, as pesquisas podem se tornar mais específicas, como “tipos de x”.
Otimize imagens
Um erro comum de quem ainda está começando a aplicar o SEO para e-commerce é menosprezar a importância das imagens.
Elas não são uma mera ilustração do seu produto e, na verdade, podem ser muito importantes para que o seu site apareça nos resultados de pesquisas por imagens, por exemplo.
Por isso, lembre-se de otimizá-las, ou seja, ao inseri-las na página, inclua também uma descrição como texto alternativo. Esse é um ponto importante para as buscas e também auxilia na questão da acessibilidade digital.
Invista em responsividade
Em 2022, a pesquisa TIC Domicílios já mostrava que mais de 92 milhões de brasileiros, cerca de 62% dos usuários de internet no país, acessavam os sites apenas pelo celular.
Ou seja, seu e-commerce precisa ter uma boa responsividade, o que significa que ele deve se adaptar a diferentes aparelhos, desde computadores até smartphones e tablets.
Agora que você já tem os primeiros passos para aplicar um bom SEO, continue por aqui e saiba tudo sobre a live commerce e como ela pode impulsionar o seu negócio!