Saiba como definir o público-alvo!

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Independentemente do setor e porte da sua empresa, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a importância de definir o público-alvo para o seu negócio.

Mesmo que você lide com produtos bastante abrangentes, como roupas, eletrônicos e alimentação, algum tipo de segmentação deve existir, de forma a separar as pessoas que tendem a comprar com você, das demais.

A segmentação não tem qualquer relação com a exclusão de potenciais clientes ou a segregação sobre quem pode ou não comprar na sua empresa.

Pelo contrário, ela pode ser entendida como o direcionamento de esforços, recursos e inteligência para atender as pessoas que possuem maior potencial de compra na sua organização. 

Pense que ao fazer qualquer tipo de publicidade, você estará investindo, seja nas mídias digitais, como nas offline. Se você gastar sem qualquer tipo de distinção, irá atingir mais pessoas que não possuem qualquer interesse com a marca, esses esforços poderiam ser direcionados àquelas que podem se tornar clientes fiéis.

Estudar o mercado, definir o público-alvo da marca e direcionar os seus investimentos para quem possui maiores chances de comprar é uma forma de economizar, obter melhores resultados e dar a atenção certa para pessoas que poderiam se beneficiar com as suas soluções.

Entenda, neste post, o que é e como definir o público-alvo da sua empresa, para poder obter melhores resultados nas vendas, marketing e ações variadas de divulgação em qualquer canal.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de uma fatia da população com determinadas características, gostos e comportamentos semelhantes que podem ter uma maior aceitação pela sua marca em relação à população em geral.

Se, por exemplo, você tem uma clínica veterinária, jamais iria querer que os seus esforços fossem para pessoas sem animais de estimação, certo? Por esse e outros motivos, definir qual é a sua audiência é fundamental.

Além disso, definir o público-alvo da sua empresa também é uma ação para ter mais sucesso. Ao conhecer melhor as pessoas que tendem a comprar com você, poderá criar ações, soluções e produtos para atender as necessidades delas com maestria.

As pessoas tendem a comprar e fidelizar das marcas que pensam nelas de forma única e não como uma massa de contatos. 

Como definir o público-alvo?

Veja a seguir alguns passos para saber quem são as pessoas que podem ser os seus maiores fãs e, claro, clientes fiéis.

Analise o mercado

Se a sua empresa ainda não existe ou acabou de começar, pode ser difícil saber qual o perfil da sua audiência.

Por isso e muito mais, contar com estudos da área e análises do seu mercado de atuação é um ótimo começo para começar a segmentar quem pode se interessar pela sua marca.

Já se sua empresa já é consolidada, ainda assim vale uma análise profunda sobre a concorrência e o público dela.

Pesquise entre os seus usuários

Se a sua empresa já possui clientes, é hora de usar essas verdadeiras minas de ouro de informação para poder entender o que eles têm em comum e o que fez com que comprassem com a sua marca.

Faça pesquisas de satisfação, analise os hábitos de compra, o ticket médio, a frequência de compra e, até mesmo, a forma que tendem a se comunicar, agir e escolher.

Esses dados irão ajudar a traçar um caminho mais específico e entender quem compra de você em maioria.

Use dados anteriores

Se você tem um site, redes sociais e já investe em algum tipo de publicidade, poderá ter dados ainda mais específicos, como a localidade, idade, gênero e até mesmo quais horas do dia tendem a fazer as suas compras e navegar na internet.

Aqui, a ideia é tornar as suas formas de coleta, armazenamento e conexão de informações ainda mais específicas e inteligentes, de forma a criar gráficos e planilhas com dados que se interligam e criam um conjunto rico de comportamento.

De fato, não é um caminho simples. Definir o público-alvo da sua empresa demanda esforços, mas saiba que serão recompensados no final. 

Aproveite para ficar ainda mais por dentro desse universo e leia também sobre o que são os testes A/B.

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