Será que em pleno 2022 o WhatsApp ainda é um aplicativo referência para a comunicação com os seus clientes? Com a análise de dados do WhatsApp, você poderá descobrir.
Desde que foi comprado pela Meta em 2014, o aplicativo passou por uma série de transformações, que envolveram não apenas mais variedades de tipos de mídia, mas também a possibilidade de criar contas comerciais, contar com APIs e fazer campanhas complexas.
O app que já era referência na troca de mensagens e na comunicação por diversos países do mundo todo, inclusive o Brasil, ganhou ainda mais visibilidade e, claro, usuários, chegando na marca dos dois bilhões de cadastros, segundo a própria plataforma.
Não era de se surpreender que empresas iriam usar o app e a sua versão Business para aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes, automatizar processos e até mesmo incluir chatbots e demais tecnologias para dentro da sua realidade.
No entanto, ao passo que grandes aplicativos como este tendem a ter uma evolução muito rápida e um crescimento surpreendente em poucos anos, também podem sofrer decadências pesadas, como ocorreu com o Snapchat e Tumblr, por exemplo.
Será que o WhatsApp vai fazer parte da lista de apps que irão deixar de ser relevantes com o tempo, principalmente por causa da concorrência esmagadora? Continue por aqui e descubra isso da melhor forma: com dados do WhatsApp de 2022 para comprovar.
Ah, e por falar nisso, também iremos trazer dicas para a sua empresa melhorar o atendimento nesse app e se realmente vale a pena continuar usando ele para diferentes objetivos dentro da organização.
Dados do WhatsApp em 2022
Em primeiro lugar, vamos aos usuários: o Brasil é considerado o segundo país com mais adeptos do app de troca de mensagens, onde em 2021 já acumulava 120 milhões. A previsão é que até o final de 2022 esse número chegue a 147 milhões.
Desse grande número, cerca de 94% das pessoas que possuem o app em seus smartphones o acessam diariamente, o que indica que os usuários são ativos.
E as empresas? Elas também estão cada dia mais presentes na rede social, onde 41% das lojas de roupas, 29% das lojas de móveis e 21% de instituições educacionais já estão usando o app com diferentes objetivos.
No entanto, será que os clientes consideram o WhatsApp um canal de comunicação e compras viável? Segundo a mesma pesquisa, sim.
Entre os principais motivos para uma pessoa mandar mensagem para o perfil de uma empresa nessa plataforma está: 76% para tirar dúvidas, 63% para suporte e 53% para receber ofertas exclusivas.
Ainda vale a pena utilizá-lo como canal de atendimento?
Com esses dados vistos acima, pode-se ver que a rede social está cada vez mais forte e, diferente do que algumas pessoas poderiam pensar, não existe qualquer previsão da sua queda ou diminuição de relevância.
Sendo assim, ainda vale a pena considerar o app, segundo os dados do WhatsApp de 2022, tanto para vender, diminuir a inadimplência, melhorar a comunicação, resolver problemas e atender usuários diversos, seja manualmente ou pelo chatbot.
Mas, assim como em qualquer outro ambiente digital, a concorrência existe e é preciso ter uma estratégia bem definida para que a sua presença neste canal seja um sucesso.
Como melhorar o atendimento no WhatsApp?
Para tornar o seu relacionamento com a audiência ainda mais forte, você pode seguir algumas dicas:
Use a API para ampliar as possibilidades: aplicações permitem que você abra o app em diversos dispositivos ao mesmo tempo e tenha uma conexão de alta performance. Além disso, através da API, é possível mandar mensagens transacionais, mensurar melhor os dados e também ampliar a comunicação,
Campanhas específicas para este canal: use o poder do WhatsApp para criar campanhas de ativação de clientes, segmentando as bases de contatos,
Chatbot: principalmente em épocas como a Black Friday e as festas de fim de ano é importante aumentar a capacidade de atendimento com um chatbot, que poderá atender as demandas maiores, sem perder qualidade.
Agora que você conferiu os dados do WhatsApp de 2022 e sabe que ele ainda é um forte aliado da comunicação, leia também sobre os benefícios de uma API para o WhatsApp Business.