O consumidor digital é marcado por comportamentos, preferências e características diferentes dos demais, principalmente pelo acesso à informação.
Se você acha que dentro da internet as pessoas tendem a ter os mesmos insights e objetivos, saiba que, na verdade, elas podem mudar a sua forma de analisar se compram ou não, a forma de pagamento, dentre outras.
Mesmo que as compras online estejam cada dia mais fáceis de serem feitas, tanto pela responsividade dos sites quanto pelas formas de pagamento, como o pix e as carteiras digitais, a tendência é que os usuários sejam cada dia mais críticos e exigentes.
Diversos fatores estão envolvidos nos comportamentos do consumidor, entre eles a necessidade real de determinado produto, a experiência desejada por eles, os valores, vantagens e até mesmo o posicionamento digital da marca e seu tom de voz, por exemplo.
Para que a sua empresa consiga ter bons resultados nesse universo, é de extrema importância que conheça o público dentro da internet no geral, como os seus clientes e público-alvo, para assim ter melhores resultados e atender essas pessoas cada dia melhor.
Continue por aqui e entenda quais são os principais comportamentos dos consumidores digitais, bem como o que você pode fazer para atendê-los da melhor forma.
Mapeando o comportamento do novo consumidor digital
O novo consumidor digital tende a ter comportamentos voltados para a sua qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade, bem como a saúde financeira, de forma que não são mais tão impulsivos como há alguns anos.
No entanto, mesmo que possam pensar mais para fazer uma compra, querem que o processo seja o mais rápido e fácil possível, sem a necessidade de grandes formulários, preenchimentos extensos e a confirmações diversas de dados.
Uma das principais mudanças nesse tipo de consumidor é a forma deles decidirem se aquela empresa merece ou não a sua atenção, dinheiro e fidelidade.
O tom de voz da marca e a sua presença digital, bem como a forma como lida em todas as etapas da venda e na resolução das questões, são fundamentais. Além disso, um fator muito importante é o impacto positivo que a marca causa.
Se seu empreendimento se diz vegano, por exemplo, será investigado para que haja como tal. No entanto, no mínimo sinal de deslize, deixa de ser uma opção para essas pessoas.
Por fim, o novo consumidor não quer comprar apenas um produto, mas sim uma experiência única e que atenda as suas verdadeiras necessidades e não seja mais um item a ficar juntando pó na prateleira.
Quais os desejos do consumidor digital?
O principal desejo do consumidor digital é contar com sistemas rápidos e práticos, ou seja, nada de demora para carregar, problemas no layout do site e sistemas que apresentam lentidão para a confirmação da compra.
Por serem usuários mobile, que usam em grande parte do dia os seus smartphones, esperam que as lojas também tenham total facilidade de atuar nesses dispositivos móveis.
Como posso engajar esses novos consumidores?
Para que a sua empresa seja uma opção para o consumidor digital de agora, em primeiro lugar é necessário ter um atendimento acima da média e estar presente em todos os canais que ele se encontra.
Para isso, é preciso um estudo profundo das personas, bem como de suas preferências. Depois, você não pode esquecer que cada rede social possui as suas características, que devem ser respeitadas para que a comunicação faça sentido.
Ah, nunca se esqueça que o atendimento é fundamental e deve ser de qualidade, seja qual for a ocasião e hora. Por isso, ter um chatbot pode ser uma boa pedida.
Por falar em consumidor digital, novas tendências de mercado, chatbots, tecnologias e redes sociais, que tal se manter atualizado constantemente sobre esse mundo? Em nosso Instagram, temos diversas dicas, postadas frequentemente.
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