Enquanto as formas de vender, captar clientes, relacionar-se com a audiência e prospectar mudam, novas profissões surgem, como a SDR.
Até mesmo para quem já trabalha com vendas há algum tempo pode desconhecer essa sigla, mas conhece alguém que exerce essa função, já que atualmente ela é fundamental para as vendas da sua empresa.
Antes de explicar o que é essa prática e acabar com esse mistério, é preciso entender onde entra essa função, já que nem todas as vendas precisam de uma equipe de SDR.
Assim como existem as vendas outbound, ou seja, aquelas em que os vendedores entram em contato primeiro com os clientes em potencial, seja com ligações, visitas presenciais e até mesmo malas diretas, existem também as inbound.
As vendas inbound funcionam com foco em atrair o usuário para que ele tome esse primeiro passo de contato, seja por meio de um cadastro em landingpage, newsletter ou até mesmo em formulários de contato.
No entanto, como você deve imaginar, nem todas as pessoas que mostram interesse em uma marca estão realmente qualificadas para serem clientes. Isso por uma série de motivos, como os fatores financeiros, de conhecimento e até mesmo de momento de vida.
É aí que entra o SDR, que funciona como um filtro de leads. Continue a leitura e saiba porque ele é tão importante.
O que quer dizer SDR?
O Sales Development Representative nada mais é que um dos integrantes da equipe de vendas a trabalhar na pré-venda, ou seja, antes daquele usuário se tornar um cliente.
Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas lembra sobre o que falamos sobre as mudanças no comportamento do consumidor e o método inbound no começo desse conteúdo? O SDR entra como uma forma de peneirar os leads recebidos.
Principalmente quando falamos em empresas que recebem centenas de leads por dia, por exemplo, o trabalho de fazer essa triagem é muito grande e pode ocupar o dia todo dos vendedores, que por sua vez não poderão exercer a sua função completamente.
Com SDR nas equipes, apenas os leads mais qualificados chegarão para os vendedores que poderão prosseguir com o atendimento.
Quais as funções de um SDR em uma empresa?
Diferente do LDR, que é o Lead Development Representative, que por sua vez gera e mapeia os comportamentos dos leads (sem entrar em contato diretamente), o SDR tem o foco de entender exatamente as necessidades desses usuários e atuar em cima disso.
Em vez de fazer o serviço de focar na conversão em si, essa prática atua como um consultor, auxiliando em diferentes pontos desse contato com o lead.
Ah, é relativamente comum que alguns gestores confundam o SDR com o BDR, que é o Business Development Representative, que também entra em contato com os usuários, mas dessa vez não são leads e sim pessoas com um perfil semelhante aos leads atuais.
Essas pessoas nem sempre conhecem a marca, de forma que ele cria as oportunidades em vez de desenvolvê-las, como o SDR.
Por que os SDRs são importantes?
O trabalho de um vendedor por si só está longe de ser simples e oferecer produtos. É necessário outras tarefas, como o estudo de mercado, segmentação, comunicação e mais.
Imagine se além de tudo isso, essa área da empresa também precisasse segmentar leads? O serviço de vendas em si ficaria em segundo plano, afetando todo o ciclo da empresa.
Por isso, o SDR é fundamental para os mais variados tipos de empresas ao redor do mundo. Com o auxílio deles, os vendedores podem focar nas suas funções e na conversão.
Interessante, não é mesmo? Aproveite para continuar por aqui e entender como a área de vendas usa o bullseye framework ao seu favor.