Mesmo que você ainda não saiba 100% do que se trata a comunicação omnichannel, provavelmente já deve ter tido uma experiência desse tipo em alguma loja.
Principalmente em grandes marketplaces, onde é possível comprar um produto na loja e receber em casa ou vice-versa, bem como ser atendido com maestria em todos os canais possíveis, o omnichannel é realidade.
Apesar do nome parecer coisa de outro mundo para algumas pessoas, nada mais é que uma expressão que mistura latim e inglês para definir as marcas que vendem e se comunicam em todos os canais, unindo o melhor do offline e online.
No entanto, não basta estar presente em todos os canais possíveis se a sua empresa não possui estratégias, estrutura e até mesmo uma cultura que visa entregar a mesma qualidade tanto na internet quanto fora dela.
Por esses e outros motivos é importante entender exatamente o que é a comunicação omnichannel e o que ela pode realmente mudar no cotidiano da sua empresa, para você avaliar se vale a pena adotar o multicanal para a sua organização.
Continue por aqui e entenda mais sobre essa nova forma de vender e se comunicar com clientes, usuários e o público em geral e como colocar em prática essa tendência cada vez mais forte no mercado.
O que é comunicação omnichannel?
Como dissemos no começo do conteúdo, omnichannel é uma estratégia que visa usar todos os canais disponíveis para tornar a comunicação e vendas ainda mais efetivas, de forma que seja qual for o ambiente ou o atendimento, o uso de dados e estratégias serão as mesmas.
Sendo assim, online e offline devem estar alinhados para que um cliente que ligou pelo telefone no começo do dia possa finalizar o atendimento pessoalmente sem qualquer problema ou até mesmo pelo WhatsApp.
Diferente do multicanal, que significa que a empresa está em mais de um ambiente ao mesmo tempo, o omnichannel é ainda mais abrangente.
Sendo assim, uma empresa que está em todos os canais deve ter uma boa presença nas redes sociais, site, blog, loja física, telefone, SMS, WhatsApp e até mesmo demais locais que podem surgir de acordo com o seu setor de atuação.
Ah, não se esqueça: omnichannel deve ser parte da cultura da empresa, de forma que não só as vendas, mas a comunicação e marketing devem atender todos os espaços em que a empresa se encontra.
Como ela pode aprimorar as relações de uma empresa com o cliente?
Além de trazer credibilidade e mais profissionalismo para a sua marca, que terá uma presença ainda mais sólida em todos os canais e a resolução de questões cotidianas ainda mais integradas e simples, adotar a comunicação omnichannel traz outros benefícios.
Os clientes e o público em geral se sentirão melhores atendidos, de forma a melhorar a imagem da sua marca e aumentar a fidelização, além de facilitar a coleta de dados e consequentemente a oferta de melhores serviços e comunicação.
Por fim, não podemos esquecer dos ganhos monetários, já que a tendência é que ocorram mais vendas e problemas até então corriqueiros se tornem mais raros.
O que devo considerar para ter uma comunicação omnichannel?
Agora que você sabe o que é a comunicação omnichannel, nada melhor do que conhecer os caminhos necessários para fazer parte dessa realidade tecnológica que já está presente em centenas de empresas ao redor do mundo.
Veja algumas dicas a seguir.
Ofereça atendimento em diferentes plataformas: além de ser necessário treinar a sua equipe sobre as características de cada canal, é preciso deixar claro que o atendimento precisa ser de qualidade e seguir os mesmos parâmetros.
Tecnologia: chatbots, APIs de WhatsApp Business, sistemas integrados de logística e dados, bem como os de atendimento, devem ser usados para tornar a integração de online e offline real.
Use a agilidade: não adianta estar em todos os canais se a sua empresa não possui a estrutura ideal para atender no momento certo. Se uma pessoa perguntar agora sobre o rastreio de um produto, a última coisa que ela quer é ser atendida amanhã.
E aí, está mais preparado para adotar a comunicação omnichannel? Aproveite para se aprofundar mais ainda nesse tema e leia também sobre o ZMOT e a jornada de compra.