Como usar SMS para melhorar a comunicação com o paciente?

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Grande aliado em diversas ocasiões, o SMS também é uma ferramenta bastante usada para melhorar a comunicação com o paciente de clínicas e hospitais diversos.

Mesmo com demais canais, como o site, e-mail marketing, blog, redes sociais e o próprio chat da empresa, o SMS é um grande aliado justamente por ter características tão únicas que o tornam um caminho cada dia mais usado no setor médico.

Há quem diga que as mensagens de texto deixaram de ser o principal meio de comunicação digital há anos e nós sabemos disso, tanto pelos mais de 2 bilhões de usuários de WhatsApp no mundo, como as demais redes sociais,

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o SMS enviado por clínicas e hospitais não é para manter conversas e sim enviar novidades, confirmações, avisos e até mesmo cobranças de forma sucinta e com alta taxa de abertura.

As mensagens de texto são o tipo de comunicação com maior taxa de abertura que existe, beirando 99% de leitura nos três primeiros minutos, o que é realmente satisfatório quando falamos em atingir os usuários certos no momento necessário.

Pensando em ajudar você a entender de que forma as mensagens de texto podem enriquecer ainda mais a sua comunicação com o paciente, criamos este conteúdo.

Aproveite para conhecer também algumas formas de usar essa poderosa ferramenta no seu cotidiano.

Qual a importância da comunicação com o paciente?

Antes de falar sobre o canal de SMS, é preciso entender porque o uso desse tipo de ferramenta é importante para o setor médico.

Pode parecer que não para alguns profissionais do setor, mas os pacientes não querem apenas um profissional qualificado, mas também humanização, olho no olho, atento, com escuta ativa e com a presença mesmo depois do consultório.

Sendo assim, um bom plano de comunicação, com direito a diferentes canais e tecnologias, apenas agrega na relação entre pacientes, público-alvo e os profissionais da saúde, não só aumentando a fidelização como a captação de novos pacientes.

Como usar SMS para melhorar a comunicação com o paciente?

Agora que você sabe um pouco mais do SMS e do poder desse tipo de comunicação para o setor médico, veja a seguir algumas dicas de como usá-lo a favor da sua presença com os pacientes, mesmo a distância.

Lembretes de consulta

Uma grande facilidade é o envio de mensagens confirmando consultas ou lembrando sobre um agendamento próximo.

Esse tipo de SMS pode ser enviado automaticamente com condições específicas, como o período antes de a consulta e a opção de ser respondido com a confirmação ou cancelamento do usuário.

Envio de resultados ou receitas

Aqui, observamos uma utilização ainda mais poderosa dessa ferramenta, de forma que o paciente pode receber em poucos segundos os seus resultados de exames, receitas e demais dados importantes para o seu tratamento.

Com segurança e proteção de dados pessoais, os SMS podem auxiliar em processos que até então seriam burocráticos.

Avisos sobre a clínica

Horário de funcionamento diferenciado por alguma questão e fechamento em feriados, bem como a ausência de determinados médicos ou aviso de recesso, podem ser enviados por SMS com apenas um clique.

Além disso, as clínicas e hospitais podem enviar novidades, como o aumento das especialidades atendidas e o lançamento de novas unidades.

Incentivo para agendar uma consulta

Esse caso pode ser muito útil para leads que se cadastraram ou que já agendaram uma consulta anteriormente, mas por algum motivo cancelaram.

Mensagens com CTAs e demais tipos de gatilhos mentais podem ser fundamentais para resgatar esses leads e transformá-los em pacientes.

Percebeu como o uso de SMS é fundamental para enriquecer a comunicação com os pacientes? Aproveite para conhecer a ferramenta MKSms, uma aplicação que permite a criação, envio e análise de dados de SMS para as suas bases.

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