Como usar os canais digitais para se comunicar com seus clientes?

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Quando o assunto é atendimento ao cliente, quanto maior a variedade de canais digitais para a sua empresa ter contato com eles, melhor.

No entanto, como você deve estar imaginando, não basta criar uma conta em quase todas as redes sociais ou colocar um chat no site, bem como contratar uma plataforma de chatbot sem ter uma estratégia bem definida.

Mesmo em uma época marcada pelas facilidades, é necessário tomar decisões assertivas, com base no estudo do seu público e na concorrência, bem como criar uma presença sólida em todos os canais em que a sua empresa investir.

De fato, automações existem e podem auxiliar em parte do processo. Mas sem treinamento da equipe, conhecimento da tecnologia pelo gestor e até mesmo a ausência de um planejamento para responder às interações, não haverá sucesso.

Pensando em auxiliar você no processo de marcar a presença da melhor forma dentro dos canais digitais, criamos este post que fala um pouco sobre cada um deles e de que forma manter a comunicação em cada um.

Desde o chat do site da empresa até os perfis nas redes sociais entram na lista. Continue por aqui e aprofunde-se um pouco mais sobre cada espaço para obter oportunidades perante o público alvo da sua marca.

Quais são os melhores canais digitais para se comunicar com os clientes?

É comum que muitos gestores fiquem na dúvida sobre os melhores canais para manterem presença e cometam um erro relativamente perigoso, que é achar que para todas as empresas a resposta sempre será a mesma.

A verdade é que não existe um canal incorreto a ser investido, mas sim aquele que mais se adéqua a realidade da sua marca, o público, o mercado e o setor de atuação.

Agora que você sabe disso, veja a seguir alguns dos canais mais presentes nas estratégias de comunicação de empresas de diferentes segmentos.

Redes sociais

As redes sociais acumulam mais de quatro bilhões de usuários ao redor do globo e isso diz muito sobre elas: provavelmente o seu público frequenta esse canal e pode estar mais tempo presente do que você imagina.

Hoje em dia, as redes sociais são completas e muito mais que espaços para conversar e se divertir, são usadas para informação, relacionamento, trabalho e compartilhamento de momentos cotidianos dos usuários.

Cada rede social possui um determinado foco, como, por exemplo, o LinkedIn que é mais direcionado para o mercado empresarial, ao passo que o TikTok possui apenas vídeos curtos dos mais variados temas, tendendo para o humor.

Aqui, a dica é entender em qual das redes sociais marcar presença e ampliar o seu poder de atendimento.

Site

O próprio site da sua empresa pode ser mais um dos canais digitais para manter contato com os usuários. Já pensou nisso?

Além dos famosos formulários de contato, você pode implementar um chat, onde em poucos segundos o cliente poderá tirar dúvidas e realizar demais ações.

Inclusive, essa ferramenta pode ter um robô integrado, responsável por direcionar apenas os casos mais específicos para o atendimento humano.

E-mail

Desde aquele e-mail marketing até a newsletter quinzenal, o e-mail é um grande canal e se mantém vivo e atualizado desde que foi desenvolvido.

Esse canal deve ser aproveitado, principalmente se a sua base de clientes for relativamente grande, para que você segmente cada grupo de usuários e faça campanhas específicas.

Como ter uma boa comunicação pelos canais digitais?

Como falamos no começo desse conteúdo, não basta estar presente na maior quantidade possível de canais digitais, se a presença não for de qualidade. Por isso, siga as dicas a seguir para ter uma boa comunicação com os usuários:

Personalização: tratar as pessoas pelo nome e cada atendimento como único faz toda a diferença.

Padronização: mesmo que cada pessoa seja única, é preciso ter um padrão de atendimento para que os problemas e demais questões sejam resolvidos mais rapidamente.

Agilidade: as pessoas não gostam de ficar esperando para serem atendidas ou terem longos períodos sem resposta entre uma mensagem e outra.

Tecnologia: usar a tecnologia ao seu favor é fundamental. MKChannels é uma plataforma repleta de benefícios, pois, além de unificar interações de diferentes canais, permite a criação de chatbots e a análise em tempo real de dados.

Aproveite para conhecer o futuro da comunicação da sua marca e surpreenda-se com a diferença que MKChannels poderá causar.

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