8 Dicas de Como Melhorar o Atendimento da sua Empresa

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Proporcionar um bom atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento e sucesso de todas as empresas. Veja algumas dicas práticas, tecnológicas e atuais que a MKOM separou para você melhorar o atendimento nos seus negócios.

1. Seja Digital & Multicanal

O telefone ainda é um canal muito utilizado em todos os tipos de segmentos. Entretanto, como os meios de comunicação mudam de forma rápida e dinâmica, o mundo está mais conectado. Essa interface fez com que o telefone perdesse espaço para meios de comunicação online, como as redes sociais.

Nesse aspecto, é salutar que as empresas utilizem ferramentas de comunicação digital, para melhor atender aos seus clientes.

Tal realidade transforma a empresa que não possui site, Facebook, WhatsApp ou Instagram numa empresa desatualizada. Por isso, a utilização de tais canais flexibiliza a comunicação com os clientes, pois as redes sociais são um local onde todos eles estão. E uma coisa é certa: se você está onde seu cliente está, o número de satisfação aumentará.

2. Tenha Chatbot

O Chatbot não é mais novidade no mercado atual. Mas você utiliza essa tecnologia a seu favor? Utilize-o para resolver demandas corriqueiras dos seus clientes, evitando a congestionamento de atendimentos. E deixe os seus colaboradores focados nos atendimentos efetivamente necessários. Isso trará mais tranquilidade na gestão dos recursosdisponíveis, e qualidade no atendimento de sua empresa. O fato é que você terá uma fila menor no atendimento, fazendo com que seus atendentes tenham mais tempo para atender aos clientes que precisarem de informações mais complexas, evitando um atendimento apressado.

3. Velocidade e Agilidade no Atendimento

Você já perdeu horas no telefone, esperando ser atendido por alguma empresa? Chato, né? Provavelmente, isso te fez pensar em não ser mais cliente. Pense: seu cliente merece passar por isso?

Essa reflexão demonstra que um atendimento lento desagrada os clientes, trazendo uma imagem negativa para a empresa. Isso diminui a reputação da empresa junto de seus clientes, e pior: pode fazer com que possíveis novos clientes se afastem, ao saber dessa situação.

4. Informações Pertinentes sobre Sua Empresa

Ninguém merece entrar em contato com uma empresa para tirar uma dúvida, e o atendentenão saber responder ao que está sendo questionado.

Alinhar as informações com sua equipe de atendimento é extremamente importante. Afinal, isso traz segurança para o atendido. E informações alinhadas e concretas trarão mais autoridade para sua empresa, ao tratar do assunto.

Pensando nisso, separe um tempo para gastar no treinamento de seus colaboradores. Sane dúvidas sobre produtos e serviços, informe novidades sobre no mercado em que a empresaatua, etc.. Isso trará confiança para o seu colaborador na hora do atendimento, e principalmente, garantirá a satisfação e confiança do cliente.

5. Deixe o Cliente Falar

Deixe o seu cliente expressar seus sentimentos sobre o produto, o serviço, o atendimento, etc.. Escutar o que ele tem a dizer demonstra que sua empresa está lá para ajudá-lo, e entregar o melhor produto/serviço para ele. Críticas são sempre bem-vindas, e seu cliente é o melhor canal para apontar melhorias necessárias à empresa.

Além desses aspectos, escutar o cliente fará você entender o que ele precisa realmente. E a oferecer a melhor solução para o seu caso, baseado no problema por ele exposto.

6. Analise seu Atendimento

Analise como sua equipe de atendimento está se comportando no atendimento. Ouça as ligações, veja históricos nos canais digitais, converse com seus clientes… e colete dados importantes para a sua tomada de decisão.

7. Tutoriais/FAQ

Dependendo do tipo de produto com que você trabalha, muitos clientes entrarão em contato tirando dúvidas sobre como realizar alguns procedimentos. Crie vídeos, imagens e textos ensinando procedimentos sobre as principais dúvidas e solicitações, diminuindo o tempo de atendimento. Crie uma FAQ (Frequently Asked Questions Perguntas Frequentes), e adicione conteúdos para acesso dos seus clientes.

8. Como você gostaria de ser tratado?

Pode parecer clichê, mas como você gostaria de ser tradado? Gere uma reflexão em sua equipe de atendimento: vocês ficariam satisfeitos com o atendimento prestado hoje?

Conheça os produtos da MKOM, e benefícios que ela oferece para a melhoria nos seus processos de atendimento e comunicação:

MKChannels: Sistema Multicanal de Atendimento Digital;

MKSms: Sistema Corporativo de Envio de SMS.

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