Pode parecer desafiante, mas é possível aprender como criar um chatbot e torná-lo treinável, ou seja, permitir que ele aprenda sobre a sua empresa e os clientes.
Engana-se quem pensa que todos os chatbots são iguais e que sempre irão responder as mesmas coisas e comportar-se do mesmo jeito, independentemente das necessidades do consumidor.
A verdade é que existem diferentes tipos de programas, entre eles os mais simples, que tendem a responder mensagens prontas de acordo com palavras-chave enviadas pelos clientes ou pelo menu de interações e os mais complexos.
Os mais elaborados, por sua vez, podem aprender determinados comandos, formas de responder e até mesmo captar dados e fazer ações como agendamentos ou triagens para enviar o usuário para um atendente humano.
Sendo assim, seja com scripts, comportamentos, Inteligência artificial, textos específicos ou palavras pré determinadas o sistema irá trazer as melhores respostas, resolvendo de verdade as necessidades e problemas dos usuários que entrarem em contato.
No entanto, para isso é preciso entender como criar um chatbot e depois treiná-lo, de forma que ele use o tom de voz da empresa, tenha um vocabulário completo e também a resposta para a maioria das questões dos seus clientes ou do público-alvo em si.
E aí, pronto para embarcar nessa jornada de criar e treinar um bot? Continue a leitura e surpreenda-se com o poder dessa ferramenta usada em milhares de empresas ao redor do globo.
Afinal, como criar um chatbot e treiná-lo?
Antes de aprender como treinar o seu novo parceiro da comunicação, é preciso entender como criar um chatbot. Na verdade, você irá contratar um serviço que fornece essa ferramenta, seja de inteligência artificial ou processo de linguagem natural (PLN).
Uma ferramenta como a MKChannels, por exemplo, permite a contratação de diversos tipos de serviços, entre eles o chatbot, que pode responder interações e realizar determinadas ações de acordo com os dados que você irá preencher na interface.
É aí que começa o treinamento, que nada mais é que o preenchimento de perguntas e respostas, palavras-chave, scripts de ação e até mesmo determinados “gatilhos” que demandam uma resposta do robô.
Sendo assim, treinar o seu chatbot não envolve literalmente ensinar dias e dias sobre as respostas a serem ditas, mas sim preencher da forma mais transparente e completa possível, para que ele possa aprender sobre a empresa e as suas soluções.
No entanto, como fazer isso para que o chatbot represente a minha empresa, bem como o tom de voz, cultura e formas de agir? Veja as nossas dicas.
Crie uma personalidade
Assim como a sua empresa possui uma determinada identidade ou junção de itens que a tornam única, o mesmo deve acontecer com o seu bot. Defina um tom de voz, saudações, formas de fazer perguntas e até mesmo se apresentar.
É possível tornar uma máquina mais perto da sua audiência de forma natural, como no caso dos mascotes virtuais de grandes empresas, como a Lu do Magazine Luiza.
Mantenha a transparência
Para que essa ferramenta seja uma extensão do atendimento da sua empresa, precisa ser alimentada com informações completas, objetivas e claras, sem rodeios. O cliente real logo perceberá se a marca estiver tentando mascarar algo.
Se uma pessoa escondendo algo de outra é no mínimo desconfortável, imagine um robô fazendo isso.
Programe-o para que seja humanizado
É importante entender que mesmo se tratando de um chatbot ele pode ser mais humanizado, ou seja, mandar saudações, responder de forma empática e procurar resolver o problema do cliente, seja ele qual for.
Sendo assim, foque em treiná-lo seguindo diferentes scripts e tipos de palavras, de forma que as negativas ou consideradas tristes devam ser respondidas de forma mais humana e informal.
Conte conosco para criar o seu chatbot!
Agora que você sabe como criar um chatbot e treiná-lo é hora de contar com uma ferramenta poderosa para poder ter os melhores resultados!
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções e surpreender-se com o poder da tecnologia.