Cobrança por SMS: como escrever uma boa mensagem para o seu cliente?

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Sabia que a sua empresa pode fazer cobrança por SMS? Essa prática está cada dia mais presente em empresas, não só financeiras, mas dos mais variados setores.

Unindo as facilidades e a rapidez do SMS com as necessidades de pagamento das organizações, essa estratégia está trazendo resultados, principalmente por causa da alta taxa de abertura das mensagens de texto e a agilidade de poder pagar pelo link enviado.

Inclusive, segundo uma entrevista com o Fernando Tessari, da Odontoclinic, essa estratégia diminuiu pela metade a inadimplência da empresa, tornando-se um verdadeiro case de sucesso não só para o seu setor, como para outros empreendedores.

Em um país onde se tem mais de 70 milhões de pessoas com alguma dívida, mostra-se muito necessário encontrar meios de diminuir a parcela de usuários devedores, onde o SMS pode ser uma boa solução.

Se a forma de comprar mudou, a de cobrar também deve seguir as novas tendências do mercado e contar com tecnologia, inovação e até mesmo uma nova abordagem de contato.

Já se foi o tempo de atender dezenas de ligações por dia com cobranças, certo? Entenda, neste post, se a sua empresa pode fazer a cobrança por SMS, como usá-lo da forma certa e também confira algumas dicas de mensagens para enviar.

Boa leitura.

A cobrança por SMS é legal?

Antes de saber como colocar essa estratégia em prática, é preciso entender se realmente as empresas podem fazer isso por mensagem.

Então, a verdade é que podem, desde que não interfira o momento de lazer da pessoa, nem tenha qualquer intenção de coagir, ameaçar, intimidar moralmente e fazer afirmações falsas, incorretas e/ou enganosas com clientes inadimplentes.

Ah, claro, cobrar as pessoas erradas entra como cobrança indevida, o que pode causar uma série de transtornos para todos os lados.

Tirando essas proibições, o envio de SMS de cobrança é permitido por lei, levando em conta que o usuário saiba quem é a empresa, o teor da mensagem no título e tenha aceitado o recebimento desse tipo de contato.

Se a sua mensagem não for permitida, você estará indo contra a Lei Geral de Proteção de Dados, o que é outro problema.

Como usar SMS para cobrar o cliente?

O uso de SMS para esse fim é repleto de possibilidades, trazendo vantagens para todos os lados.

Inclusive, muitos clientes tendem a pagar pela facilidade e a atenção que receberam, tornando um processo mais rápido e linear.

As mensagens podem conter o número do código de barras de um boleto, bem como avisos das datas de vencimento de contas, envio de links para pagamento e até mesmo envios de descontos e oportunidades especiais.

Como escrever uma boa mensagem para fazer a cobrança por SMS? 

Para que a sua cobrança por SMS seja um sucesso, é preciso ter em mente que uma mensagem de texto possui pouco espaço para escrita, de forma que é preciso ser objetivo, claro, específico e ter gentileza e respeito.

O uso de links encurtados, bem como abreviações, ajuda na questão do espaço. Você não pode esquecer da criatividade e o uso das melhores palavras para atingir os inadimplentes de forma coerente.

Veja a seguir alguns exemplos de mensagens de cobrança para você se inspirar:

“Oi, {nome}, pague agora a sua fatura com desconto. Clique aqui {link}”

“Pague a sua fatura agora mesmo com rapidez: {número do boleto}”

“Olá! Seu boleto no valor de R$ XX,XX vence amanhã. Pague agora e fuja dos juros {link}”.

Sabe o melhor de tudo isso? Você pode usar uma ferramenta repleta de facilidades que, além de garantir a criação e envio de SMS, permite respostas e uma segmentação de qualidade, com direito a resultados em tempo real.

Entre agora mesmo em nosso site e conheça a MKSms.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários