Desde que ganhou popularidade no Brasil, o Telegram ficou marcado pelas atualizações, possibilidades e ferramentas que o tornam um grande concorrente de outros apps.
Seja pelas suas políticas menos rígidas e a possibilidade de criar comunidades e grupos que podem ter centenas de pessoas, dentre outras flexibilidades, o aplicativo já está presente em 53% dos smartphones brasileiros, o que indica a sua força na sociedade.
De fato, apesar de estar em mais da metade dos celulares, ele não é tão usado quanto o WhatsApp, de forma que ainda não tem tanto poder por isso, já que o seu concorrente tem uma taxa diária de acessos sensivelmente maior.
No entanto, não viemos aqui para falar sobre essa concorrência, mas sim da possibilidade de você ter um chatbot dentro do seu Telegram, o que permite diversas possibilidades, entre elas, melhorar ainda mais a sua relação com os clientes e usuários em geral.
Mesmo empresas referência em atendimento e relacionamento com os clientes nem sempre conseguem atender todas as demandas apenas com atendentes humanos, principalmente pelas limitações físicas e do horário de trabalho.
Afinal, um robô sozinho pode atender centenas de pessoas o dia todo, sem parar e sem “cansar”.
Continue por aqui e entenda mais sobre a possibilidade de ter um bot em seu Telegram, a importância disso e, claro, como colocar essa vantagem em prática no seu perfil na rede social russa.
Por que é importante ter um chatbot no Telegram do seu negócio?
Atualmente, empresas de diferentes segmentos e tamanhos contam com os benefícios dos chatbots, robôs que respondem e interagem usuários seguindo comandos estabelecidos anteriormente, bem como gatilhos e palavras-chave.
Muito mais que uma resposta automática, eles podem fazer triagens de atendimentos, captar dados, aprender com os usuários, nos casos de bots com Inteligência Artificial e apresentar tendências de comportamentos e demais dados.
Dentro do Telegram, os bots permitem que mais um canal onde existem milhares de clientes em potencial possa usufruir de suas vantagens, agregando na estratégia digital das organizações.
Com os bots do Telegram, você pode gerenciar reclamações e as suas tratativas, oferecer suporte e tirar dúvidas mais simples, geralmente resolvidas sozinhas pelo usuário no próprio site da empresa, como a emissão da segunda via de boletos ou rastreio de encomendas.
Engana-se quem pensa que eles deixam as conversas mais rasas e sem humanização. Eles são aliados das equipes de atendentes humanos e nunca irão substituir o contato entre pessoas.
Como criar o chatbot no Telegram?
Agora que você sabe a importância de ter um bot em seu Telegram, confira o passo a passo para colocar essa ideia em prática:
Ao entrar no app, inicie uma conversa com o @botfather, um dos bots oficiais do aplicativo. Atente-se que apenas bots oficiais possuem um selo de verificação do lado dos nomes.
Clique em iniciar, depois escolha o comando /newbot.
Agora é hora de deixá-lo a cara da sua marca, escolher o nome dele e terminar as configurações gerais.
Se quiser, conecte-o ao MKChannels e usufrua de outras funcionalidades, que permitem que essa ferramenta fique ainda mais poderosa para a sua marca.
Quais outras funcionalidades dos bots?
Além de serem grandes parceiros no atendimento de usuários e clientes, os bots possuem outras funcionalidades extras, como aceitar pagamentos diretamente pela plataforma, criar ferramentas personalizadas e até mesmo enviar avisos para os seus seguidores.
Já pensou usufruir tudo isso na palma da mão? Aproveite para ficar ainda mais por dentro do Telegram e entenda se vale a pena vender com chatbot em múltiplos canais.