Por que usar chatbot no meu varejo?

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Presente em diversas redes sociais, e-mails, SMS e até mesmo no chat de sites, o chatbot é uma ferramenta que ganha a cada dia mais espaço nas empresas de varejo de todo o país.

Com facilidades que auxiliam desde as menores lojas até gigantes do setor, como os marketplaces Magazine Luiza e Ponto, essa forma de agregar no atendimento digital virou uma febre que veio para ficar.

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, uma ferramenta como essa não veio para ocupar cargos de seres humanos, mas sim agregar no cotidiano de colaboradores que precisam atender centenas de pessoas todos os dias com rapidez e qualidade.

Ao passo que os usuários estão cada dia mais presentes nos canais digitais para entrarem em contato com as empresas por diferentes motivos, nada melhor do que marcar presença online da melhor forma, atendendo essas requisições.

Pense na seguinte situação: você fez uma compra online e o seu pedido não tem um código de rastreio, de forma que não consegue ter precisão do dia que ele vai chegar. Provavelmente, irá procurar contato da marca nos canais digitais e espera um bom atendimento.

Imagine o caso de você ter a sua pergunta respondida apenas no final do dia seguinte, quando a entrega já chegou. Seria no mínimo desapontador.

Agora pense em outra situação: enviar uma mensagem para o WhatsApp da marca e com poucas palavras o chatbot já entende o que você precisa e prontamente resolve a questão. Muito melhor, não é mesmo?

Entendeu que apenas um dos benefícios dos robôs no atendimento já é um grande diferencial desse tipo de ferramenta?

Pensando em ajudar você a compreender de uma vez por todas porque o uso de chatbot no varejo pode ser uma ótima pedida, criamos este post sobre os benefícios dessa ferramenta. 

Continue por aqui e surpreenda-se.

O que são chatbots?

Chatbots são conhecidos como robôs que podem ser programados de acordo com uma infinidade de comandos e scripts, de forma que diversos tipos de mensagens e requisições podem ser facilmente entendidas pela ferramenta.

Eles podem ser encontrados em chats de sites, redes sociais, WhatsApp Business, SMS e até mesmo nos e-mails das empresas, agilizando o primeiro contato e auxiliando em pequenas questões.

Segunda via de boletos, informações sobre horários de funcionamento, solicitação de códigos de rastreio e dentre outras necessidades podem ser resolvidas em segundos, sem a necessidade de um atendente humano.

Eles também possuem a possibilidade de serem integrados a Inteligência Artificial, podendo aprender ainda mais com os usuários, de forma a captar dados e orientar os usuários de forma mais assertiva, bem como fazer triagens mais inteligentes.

Quais as vantagens de chatbots no varejo?

Veja a seguir de que forma esses robôs podem auxiliar na sua loja e surpreenda-se com os diferenciais de uma ferramenta até então nova no mercado e cheia de potencial.

Aceleram o atendimento

Seja qual for a necessidade do usuário, ele será atendido automaticamente, sem esperar um minuto sequer. Seja com uma mensagem padrão de Boas-vindas ou com um menu de opções de atendimento.

Enquanto o bot está fazendo esse primeiro contato, a equipe humana consegue dar atenção para casos mais sérios, focado nos usuários que entraram em contato anteriormente.

Otimizam a comunicação com o cliente

Em vez de ligar para uma empresa e esperar longos minutos para ser redirecionado ao ramal desejado, os chatbots podem facilmente redirecionar você para o setor correto, com uma breve explicação do que você precisa, sem a necessidade de repetir.

Com isso, além de você ter o seu atendimento otimizado, ele pode ser escalado para centenas de pessoas ao mesmo tempo, bem como melhorar a sua taxa de conversão.

Ah, não podemos deixar de citar que a fidelização dos clientes tende a ser melhorada, já que os robôs estão cada dia mais inteligentes e presentes a qualquer hora do dia, em todos os dias da semana.

Potencializam a qualificação de leads

Não só clientes entram em contato com a sua empresa, certo? Leads variados podem solicitar o envio de catálogos ou até mesmo mais informações sobre as suas formas de pagamento e entregas.

Os chatbots podem auxiliar nessa área, trazendo dados ricos sobre essas pessoas e direcionando para a equipe de vendas.

Dados de contato e termos usados são guardados e podem ser usados para segmentações futuras, principalmente de e-mail e SMS, com o consentimento dos leads, é claro.

Agora que você sabe de tudo isso, nada melhor do que ver essa ferramenta funcionando na prática! 

Entre em nosso site agora mesmo e solicite o seu teste do nosso chatbot, que pode agregar em diversos canais da sua marca.

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