Buyer persona e brand persona: a importância desses conceitos para o setor automotivo

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Quando o assunto é marketing, provavelmente você já deve ter visto em algum lugar alguém falar sobre buyer persona e brand persona, ideais para entender o consumidor.

No entanto, é comum atrelar esse tipo de estratégias e termos a campanhas de marketing para pequenas e médias empresas, como lojas de roupas, calçados, cosméticos e até mesmo de serviços.

A verdade é outra, ainda bem! A buyer persona e brand persona são estratégias que podem ser usadas em todos os tipos de negócios, principalmente os que tratam de itens de alto valor agregado e alta durabilidade, como os automóveis.

De fato, você não irá seguir os mesmos dados de mercado e estudo de audiência de uma loja de acessórios para pets, mas poderá usar as mesmas ferramentas e a criação de personagens fictícios para encontrar neles as características de um cliente perfeito.

Ok, pode parecer estranho focar em criar personagens fictícios, como em um jogo de videogame, mas a verdade é que esse exercício pode ser fundamental para o sucesso de vendas da sua loja de carros.

Entenda, neste post, do que se trata buyer persona e brand persona e a importância delas para a sua empresa.

Ah, não se esqueça que esse tipo de trabalho só irá funcionar se a sua empresa conhecer bem os clientes atuais e saber exatamente o que procura em um usuário novo que entrar em contato com a sua empresa.

Continue por aqui e tenha uma boa leitura.

Buyer persona e brand persona: o que são?

Veja a seguir do que se tratam esses termos que até então parecem ser a mesma coisa para algumas pessoas, mas possuem diferenças fundamentais para fazer toda a diferença na forma de captar clientes e apresentar a sua empresa ao mundo.

Buyer persona

Em inglês, buyer persona pode ser entendido como um personagem fictício do seu comprador perfeito. Sabe aquele seu cliente mais fiel e presente? Seria interessante ter mais deles pela sua empresa, não é mesmo?

Como você deve imaginar, a buyer persona não “nasce” do nada. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento, características demográficas, interesses e necessidades do público-alvo.

Ela serve para que a sua empresa direcione os esforços de criação de conteúdo, campanhas de publicidade, desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras iniciativas de marketing de forma mais assertiva e focada em atender essas pessoas.

Brand persona

Já a brand persona seria a criação de um personagem humano que representasse a sua empresa. Já pensou se a sua marca fosse um amigo seu?

Nessa criação, ela irá ter a personalidade, valores e identidade da marca em uma representação fictícia, de forma que você poderá moldar detalhes que não representam a sua empresa, bem como trazer os que gostaria que vissem mais facilmente.

Essa ferramenta serve para criar uma imagem forte e consistente da marca, além de estabelecer um tom de voz e linguagem que se conecte com o público-alvo.

Qual a importância desses conceitos para o setor automotivo? 

Pense que a sua concessionária vende carros importados que custam na casa dos milhões de reais. Não faz sentido criar anúncios para a classe C, que muitas vezes nem um carro popular possui.

Além de gastar a sua verba disponível e impactar as pessoas erradas, a sua empresa pode ficar mal vista e ser até mesmo alvo de crises dentro dos canais digitais.

Por isso, saber exatamente quem você é e quem quer impactar é fundamental para ter mais sucesso, ainda mais dentro de um mercado tão competitivo.

E aí, gostou de saber mais sobre buyer persona e brand persona? Aproveite para ficar por dentro de todas as nossas novidades e não perca nenhum conteúdo novo que formos criar. Nos siga no Instagram!

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários