Ao pensar em uma campanha de email marketing, muitos gestores pensam no layout, textos, links e CTAs, mas e o assunto de email? Ele é igualmente importante!
Pode parecer que se trata de um mero detalhe, mas o assunto de email é fator essencial para aumentar a quantidade de aberturas, já que caso seja desinteressante, dificilmente o usuário irá abrir aquele conteúdo.
Por falar nisso, em meio a tantos concorrentes na caixa de entrada das pessoas, também é preciso despertar a curiosidade e fazer com que aquele único email possa se sobressair perante centenas de outras mensagens.
O assunto de email também é importante no sentido de deixar claro do que aquela mensagem se trata e o que o cliente poderá esperar daquele conteúdo, avaliando se vale a pena ou não gastar o seu tempo com ele.
Fundamental para fazer análises sobre o público-alvo, conhecer mais sobre os usuários, bem como testes A/B, o assunto também pode ser usado no setor de dados, para que as próximas campanhas sejam ainda mais objetivas.
Agora, fica a pergunta: você sabe como criar aquele assunto objetivo, que chama a atenção e aumenta a taxa de abertura dos emails?
Sabendo que essa questão é um desafio até para experts, criamos esse conteúdo. Veja as nossas dicas de como criar o melhor assunto de email e assim obter resultados ainda melhores em estratégias desse tipo.
Dicas para criar assunto de email
Veja a seguir algumas dicas para criar os melhores assuntos e tornar os seus emails um verdadeiro sucesso.
Invista em assuntos personalizados
Aqui, estamos falando não só do nome dos usuários, mas também de seus comportamentos na internet.
Se você tiver uma loja online, por exemplo, segmente as bases de acordo com o que elas costumam fazer em sua loja. Seja a busca por descontos, ofertas, produtos esportivos, itens de casa e mais.
A dica é estudar a sua audiência e pensar de que forma entregar conteúdos que fazem realmente sentido para eles.
Evite spam
Palavras muito genéricas e sensacionalistas podem fazer com que o seu email caia direto na caixa de spam.
Evite palavras e termos como: “clique aqui”, “promoção”, “gratuito”, “de graça”, “compre” e demais que podem ser vistos de forma negativa pelos provedores.
Utilize emojis
Emojis saem do comum e deixam o assunto de email mais atrativo, além de mais animado e fácil de entender.
Os emojis, além de representarem diversos momentos, intenções das pessoas e empresas online, fazem com que o assunto seja mais fácil de ser encontrado e também compreendido.
Desperte curiosidade
Despertar a curiosidade é uma forma inteligente e bastante interessante de instigar os usuários a clicarem no email e continuarem a leitura para sanar essa curiosidade.
Dentro do universo do email marketing, é possível despertar esse desejo de diferentes formas, seja com dados e números, como “sabia que temos itens com 50% de desconto?”, bem como informações que podem instigar a continuidade da leitura.
Aqui, a ideia é sempre trabalhar com a verdade e evitar que o leitor se decepcione ao procurar a continuidade daquele assunto. Aproveite a curiosidade para aumentar a conversão e conseguir os resultados esperados.
Você pode direcionar o usuário para o seu site, clínica, loja online ou para um texto de blog, ou até mesmo para um material gratuito, como o e-book.
E aí, pronto para fazer os melhores assuntos de email com essas dicas? Leia também sobre os riscos de comprar listas de email e fique ainda mais por dentro desse assunto.