O uso de estratégias digitais para conseguir sucesso não é algo exclusivo de empresas que vendem produtos e serviços. Você também pode usá-las para atrair pacientes!
Engana-se quem pensa que apenas lojas online e prestadores de serviço podem se beneficiar com as estratégias de atração, como no caso do marketing de conteúdo e os seus canais. A verdade é que as possibilidades são imensas!
Desde clínicas de estética até consultórios de especialidades médicas e odontológicas podem usar a internet para conseguir mais pacientes de forma natural e fugindo do sensacionalismo e práticas erradas, como a promessa de resultados.
Muitos profissionais da saúde possuem medo de divulgar o seu trabalho na internet, justamente por não saberem exatamente como fazer isso. Nesse caso, em vez de ajudar na carreira, a presença digital pode atrapalhar.
No entanto, a divulgação de clínicas, hospitais e consultórios especializados pode ser feita na internet, desde que as regras do CRM para esse tipo de divulgação sejam respeitadas.
Além disso, com as técnicas corretas, a escolha adequada dos canais a serem usados e as estratégias de marketing a serem escolhidas podem não só atrair pacientes como aumentar a visibilidade e a credibilidade dos locais a serem divulgados.
Entenda aqui de que forma o e-mail marketing pode auxiliar na atração de pacientes, na fidelização, maiores taxas de lucros e consequentemente no sucesso. Continue a leitura e surpreenda-se com o poder desse canal.
Importância do marketing de conteúdo
Antes de falar sobre o papel do e-mail marketing na captação de pacientes, é importante entender sobre o marketing de conteúdo, já que o e-mail é apenas uma de suas ferramentas.
Como o nome indica, esse tipo de marketing envolve a produção de conteúdos variados, como textos de blog, posts nas redes sociais, e-mails, vídeos, infográficos, podcasts e até mesmo e-books para atrair os usuários desejados.
Diferente de outros tipos de divulgação, que consistem em interromper a navegação do usuário, essa envolve a procura do cliente em potencial por determinada resposta, de forma que aquele conteúdo irá encaixar perfeitamente com a sua necessidade.
Pense que uma pessoa que provavelmente está com uma luxação no joelho pesquisa sobre os sintomas no Google e um dos primeiros resultados orgânicos é de um ortopedista especializado em joelhos, que explica de forma clara e objetiva sobre a luxação no blog.
Automaticamente esse usuário irá se encantar pela forma que aquele conteúdo foi redigido, bem como pelo teor de conhecimento presente ali, sem achismos, medos ou sensacionalismo.
Nesse momento, a chance daquela pessoa procurar saber mais sobre o especialista e posteriormente marcar uma consulta ou até mesmo cadastrar-se na newsletter ou baixar um e-book será bem maior.
Percebeu o quanto essa forma de fazer marketing pode ser de grande sucesso? E olha que usamos apenas um exemplo de texto de blog. Pense nas possibilidades de todos os outros canais!
Vale a pena atrair pacientes através do e-mail marketing?
Agora vamos falar sobre o e-mail marketing para atrair pacientes. Esse canal é um dos mais antigos da internet e ainda é um dos mais usados.
As estatísticas afirmam que 92% das pessoas adultas com acesso a internet possuem e-mail, ao passo que 61% delas o abrem diariamente. Pense no quanto a sua clínica poderia ganhar visibilidade ao estar disponível nesse canal!
O e-mail também tem um grande benefício que é a fácil mensuração tanto da taxa de abertura, rejeição, cancelamentos de inscrição e muitos outros, como os links parametrizados que permitem analisar a origem dos cliques.
Esse tipo de conteúdo pode ser usado de diferentes formas, desde no envio de newsletters com determinada frequência para os assinantes, bem como o uso do e-mail marketing para campanhas específicas, como o Dia do Médico, dentre outros.
Como fazer isso?
Agora que você sabe um pouco mais sobre a riqueza do e-mail marketing e as suas possibilidades, é hora de colocar as ideias em prática.
Em primeiro lugar, é preciso entender que sozinho o e-mail não irá atingir os resultados desejados, assim como para conseguir enviar para a sua base de contatos, todos devem ter aceitado ou solicitado esse tipo de interação. Cuidado com a LGPD!
Depois de saber dessas importantes informações, é hora de criar uma estratégia de atração, que o e-mail estará presente. No caso do seu site, por exemplo, pode ser inserido no rodapé a assinatura da newsletter, por exemplo.
Outro ponto que pode aumentar a sua base de e-mails são os formulários de contato no site ou blog, assim como landing pages e os presentes em determinados conteúdos, como os e-books e infográficos gratuitos presentes em seu site.
Com a sua base definida, é preciso trabalhar em ofertas ricas de conteúdos que, além de atrair, engajem e façam com que a pessoa parta para a ação desejada.
E aí, pronto para atrair pacientes com os e-mails? Continue por aqui e leia também sobre SMS ou WhatsApp para melhorar a experiência do atendimento na área da saúde.