Pode parecer estranho para quem nunca ouviu falar sobre o atendimento automático, mas provavelmente você já deve ter experienciado algum, principalmente nas redes sociais.
Principalmente quando falamos em grandes empresas, onde podem haver solicitações e chamados em qualquer hora do dia, principalmente após o horário comercial, logo pensamos de que forma elas conseguem manter a sua excelência no atendimento.
Seja qual for o segmento da instituição, é bastante comum que os usuários entrem em contato por diferentes canais, como as redes sociais, WhatsApp, chat do site e até mesmo por e-mail.
A não ser que o SAC funcione ininterruptamente, em alguma parte do dia a audiência ficará sem resposta, esperando pelo início do expediente do dia seguinte para serem atendidos pelas equipes responsáveis.
No entanto, quando falamos de um grande volume de mensagens e uma necessidade rápida de resposta, deixar as pessoas algumas horas sem atendimento pode ser o suficiente para perder vendas, receber reclamações e perder credibilidade.
Nos tempos de hoje, onde a experiência do usuário é o foco de muitas empresas ao redor do mundo, é fundamental diminuir o tempo de resposta e manter-se presente em qualquer parte do dia, oferecendo a atenção que essas pessoas esperam.
A audiência está cada dia mais exigente, bem como a concorrência forte, o que pode fazer com que um mero detalhe, como uma falta de resposta nas redes sociais, seja o suficiente para aquele usuário preferir outra marca.
Pensando em ajudar você a encontrar a melhor solução para o atendimento da sua marca, trouxemos este post que fala sobre o atendimento automático e os seus benefícios.
Continue a leitura e entenda porque ele é muito mais que uma tendência.
O que é atendimento automático?
O atendimento automático nada mais é que um conjunto de soluções com a premissa de agilizar a resposta da empresa perante as solicitações que ela recebe em seus canais digitais.
A principal forma de fazer isso é com o uso de chatbots, robôs programados para responderem a qualquer momento do dia e até mesmo centenas de pessoas ao mesmo tempo, tornando diversos requerimentos resolvidos em poucos segundos.
Além dos bots serem uma opção para tornar o tempo de resposta um problema a menos para a sua marca, eles podem enviar respostas completas, trazer a resolução de problemas e até mesmo fazer a triagem de atendimentos.
Em alguns casos, um usuário quer apenas saber como emitir a segunda via de um boleto, por exemplo, coisa que um bot pode fazer sem qualquer desafio, auxiliando tanto a pessoa que precisa resolver essa questão quanto a empresa, que terá a reputação mantida.
Benefícios deste tipo de atendimento
O atendimento automático possui diversos benefícios, como a atenção em qualquer hora do dia, respostas completas de acordo com palavras-chaves ou comandos, bem como a captação de dados e o aprendizado dos bots com as interações.
Os robôs não precisam ser meros repetidores de informações. Quando aliados a Inteligência Artificial podem tornar as suas respostas ainda mais assertivas e a forma de se comunicar mais objetiva.
Engana-se quem pensa que os robôs são uma forma de precarizar o atendimento. Na verdade, tornam-se verdadeiros aliados dos atendentes humanos, que podem focar nos problemas que realmente precisam de intervenção humana.
Como automatizar o atendimento?
A automatização do atendimento da sua empresa pode ser realizada sem grandes desafios, com a implementação de um chatbot por uma ferramenta inteligente, como o MKChannels.
Com ela você pode estar presente em diversos canais ao mesmo tempo e em qualquer hora do dia, com toda a estrutura e tecnologia para atender centenas de pessoas simultaneamente.
Além disso, é possível mensurar dados e analisar o andamento dos atendimentos, bem como permitir a triagem de contatos, ou seja, quando o bot indica determinados usuários para serem atendidos por humanos, em casos mais complexos.
Interessante, não é mesmo? Aproveite para saber ainda mais sobre esse tipo de solução e leia também sobre se vale a pena vender com chatbots em múltiplos canais.