Call center no zap: tudo o que você precisa saber sobre atendimento via WhatsApp

Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

O atendimento via WhatsApp no call center tornou-se comum e ocupa um grande espaço nas empresas que trabalham nesse segmento.

Segundo uma pesquisa apresentada em um artigo do Portal clientesa, 92% dos profissionais que atuam na área de atendimento ao cliente no Brasil fazem uso dessa plataforma para se relacionarem com os consumidores.

O fato é que os brasileiros gostam muito de usar mensagens para:

  • obter informações,
  • tirar dúvidas,
  • solicitar orçamentos,
  • apresentar reclamações, etc.

Uma empresa que ignora esse fato está deixando de atender a uma importante parcela do mercado, pois, esse público não possui nenhuma dificuldade em buscar por outro fornecedor. 

Neste post, apresentaremos como desenvolver um bom trabalho com sua equipe de call center através do atendimento via WhatsApp. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Vale a pena fazer o atendimento via WhatsApp?

Para se ter ideia do quanto vale a pena fazer o atendimento via WhatsApp, basta avaliar os dados do Relatório Digital 2022.

Segundo esse documento, o Brasil possui 171,5 milhões de usuários nas redes sociais, o que equivale a 79,9% da população.

Desse público, 96,4% possuem o WhatsApp instalado em seu smartphone e fazem uso regular do aplicativo.

Diante dessa realidade, imagine o sucesso que pode ser alcançado a partir do desenvolvimento de uma boa estratégia de vendas via call center ou ainda disponibilizar serviços de atendimento ao consumidor utilizando essa plataforma.

Como fazer o atendimento via WhatsApp?

Existem três maneiras de se fazer o atendimento via WhatsApp, cada qual voltada a necessidades específicas e aos objetivos do empreendimento.

WhatsApp

O WhatsApp no seu formato regular, ou seja, da maneira como foi criado, é bastante utilizado por pequenas empresas e por empresários que passaram a se comunicar com bastante frequência através desse canal.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão criada em 2018, oferecendo recursos não existentes na versão tradicional.

Seu objetivo é o de apoiar pequenos negócios, facilitando a interação com o público, quando se torna possível:

  • automação simples de mensagens,
  • classificar os clientes através de um sistema de etiquetas,
  • apresentar algumas estatísticas a respeito das mensagens enviadas.

Também possibilita que um perfil mais completo seja apresentado, como descrição do negócio, endereços da sua empresa na internet, endereço físico, e-mail e horário de atendimento.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API, também conhecido como Enterprise, atende a empresas de todos os portes que queiram integrar o aplicativo a seus sistemas de gestão, por exemplo.

Através desse modelo, sua equipe de atendimento pode realizar:

  • implementação de um atendimento personalizado,
  • programação de atendimentos automáticos conectando-os a chatbots,
  • uso da ferramenta por vários vendedores e atendentes,
  • integrações de chatbots,
  • integrações com diversas ferramentas e sistemas.

Esse modelo é o ideal para empresas que desejam implementar um call center em seu aplicativo, possibilitando inclusive que mais de uma pessoa possa utilizar a ferramenta simultaneamente.

Além disso, o WhatsApp Business API também tem uma conexão de alta performance, com isso, há uma menor chance de perca de conversas em decorrência de atualizações.

Como fazer bom uso da ferramenta?

Para fazer um bom uso dessa ferramenta, algumas ações devem ser tomadas.

A primeira delas é ter apenas um número de telefone para contato, evitando que os usuários se percam,  desistam ou ainda se sintam frustrados em ter que reenviar mensagens para outro número.

É fundamental que o atendimento seja profissional, portanto, muito cuidado com as expressões e erros gramaticais, situação que pode comprometer a seriedade do negócio.

Cuidado para não tornar o seu canal de comunicação invasivo, ou seja, envie poucas e boas mensagens para os prospects e leads.

Por fim, use chatbots, portanto, é fundamental que sua opção seja pelo modelo WhatsApp Business API. Essa ferramenta será de grande auxílio na conquista dos seus resultados e na ampliação dos negócios.

Se sua empresa está interessada em desenvolver um bom trabalho de atendimento via WhatsApp, conheça a solução MKChannels e saiba o que esse sistema pode fazer a favor do seu empreendimento, utilizando todos os recursos disponíveis dessa plataforma e de muitas outra.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários