Principalmente quando o assunto é call ou contact center, uma dúvida muito grande ronda os gestores: optar pelo atendimento humanizado ou automatizado?
Nos últimos tempos, com o surgimento de ferramentas cada dia mais completas e acessíveis que prestam serviços de ponta, essa questão foi se tornando mais presente.
Até há alguns anos, a opção era apenas o atendimento humano, que inclusive nem sempre era o mais satisfatório, justamente por problemas como a falta de padronização, longo tempo de espera e até mesmo a falta de treinamento de parte da equipe.
No entanto, hoje em dia essa falta de opção não é mais a realidade, já que existem ferramentas de ponta, inclusive robôs que podem dar conta das primeiras interações de um atendimento sem grandes desafios.
Mas nessa época marcada pela tecnologia, fica o questionamento: agora que temos escolha, o que é melhor para cada situação? Desde gestores que estão há décadas no mercado até os que começaram na era da informação ficam nesse impasse.
Entenda, neste post, de que forma tanto o atendimento humanizado quanto o automatizado podem agregar no setor de atendimento da sua empresa e qual deles pode ser a melhor escolha para a situação atual enfrentada pela sua marca.
O que é considerado um atendimento humanizado?
Antes de qualquer coisa, primeiro é necessário entender de uma vez por todas do que se trata o tratamento humanizado e porque ele ainda é muito buscado em empresas de diferentes segmentos.
Marcado pela empatia, personalização e confiança, esse tipo de atendimento tem como foco manter uma relação mais estreita e benéfica com o cliente. Mesmo na era das máquinas, o contato humano de qualidade ainda é muito buscado pelas pessoas.
Nessa forma de atender, quanto maior for a exclusividade e atenção para cada usuário, melhores serão os resultados.
Além disso, dependendo do setor de atuação e a idade do público, essa forma de atendimento sempre será indispensável.
Quais as vantagens desse tipo de atendimento?
A principal vantagem do atendimento humanizado é a personalização. Quem não fica feliz ao se sentir ouvido com atenção, como se aquele atendimento fosse o único que aquele atendente estivesse realizando?
Tratando-se como mais um dentre milhões, é no mínimo desapontador para um cliente que possui um problema específico e que lhe causa insatisfação.
Respostas prontas, encaminhamentos infinitos e demora para tirar uma simples dúvida estão longe de ser um padrão de atendimento esperado.
Entre as demais vantagens da humanização podemos citar o maior conhecimento dos clientes e as suas necessidades, bem como o aumento da confiança e relacionamento com o público da empresa.
É possível automatizar os processos e ainda ter uma comunicação humana?
Agora que você sabe exatamente do que se trata o tratamento humanizado e os seus benefícios, está na hora de descobrir que é possível manter essa alta qualidade do atendimento mesmo com um chatbot.
Sendo assim, você pode contratar ferramentas automatizadas sem perder os fatores humanos de cada interação que são a empatia e a personalização.
Uma das principais formas de conseguir esse feito é o ato de contratar uma plataforma de chatbot que pode ser “treinada” de forma simples e sem grandes segredos, trazendo o melhor da tecnologia para cada tentativa, sem perder a humanização.
Por falar nisso, a busca por ferramentas de comunicação automatizadas, mas com a humanização presente, é uma tendência cada dia mais presente, de forma a criar um mercado para essa necessidade.
Inclusive, descubra como ter um chatbot humanizado nesse outro conteúdo que fizemos, para que você fique ainda mais mergulhado nesse tema.