Um dos principais pontos de uma empresa é a forma que ela conduz o atendimento ao cliente, que inclusive está diretamente relacionado à credibilidade dela.
Muitas marcas acreditam erroneamente que basta focar no ponto de venda e na quantidade de produtos, bem como na forma que estão dispostos, o que também é importante, mas sem um atendimento de qualidade pouco importa.
Provavelmente, você mesmo já deve ter desistido de fazer alguma compra por causa do atendimento ao cliente oferecido pela empresa, seja pela falta de atenção ou até mesmo pela insistência em empurrar produtos para que o valor final da compra fosse maior.
Não é novidade que muitas marcas perdem clientes ou até a oportunidade de captar mais leads justamente pela forma que conduzem o contato com as pessoas e o pior é que nem sempre sabem disso e questionam-se sobre onde estão errando.
Desde o chat no site da empresa até o atendimento nas lojas físicas, telefone e redes sociais devem ser de qualidade, focando não só em atender o maior volume possível de pessoas, mas também em trazer soluções e as respostas desejadas.
Pensando nos pontos para você se atentar no atendimento ao cliente oferecido pela sua loja, trouxemos cinco dicas especiais para o varejo.
Continue a leitura e perceba o quanto pequenas ações podem fazer toda a diferença na sua relação com os clientes e o público em geral.
Varejista, siga essas 5 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente
Mesmo que utilizar métricas e dados para guiar o atendimento aos seus clientes seja importante, não se esqueça que sempre atrás daquela tela ou telefone existe uma pessoa que está confiando na sua marca para obter o que precisa.
Sendo assim, veja algumas dicas que poderão mudar de uma vez por todas a relação com a sua audiência e aproveite para colocá-las em prática quando possível, para então perceber os benefícios da mudança.
Investigue o perfil do seu cliente
É muito importante que a sua empresa conheça os canais que o seu cliente usa mais, o tipo de contato que ele prefere e até mesmo o tom de voz, as ofertas de conteúdo e demais pilares que guiam o atendimento.
Não adianta, por exemplo, a sua empresa marcar presença em todas as redes sociais possíveis se o seu cliente usa majoritariamente o Instagram. Por que dividir o seu tempo em espaços que o seu público não frequenta?
Forneça em treinamento para toda a equipe
Desde as menores até as equipes gigantes precisam de treinamento para que possam colocar em prática os estudos de público.
Muito mais que copiar e colar respostas, eles precisam humanizar o atendimento, pensar em cada cliente como uma pessoa única e focar em resolver as suas pendências.
Não adianta querer agir da mesma forma com todos, pois cada pessoa tem uma necessidade.
Digitalize-se
Quanto mais a sua empresa estiver atualizada com as melhores ferramentas do mercado no setor de comunicação, melhor para todos os envolvidos, desde a equipe de atendimento, que terá mais facilidade, como os clientes, que terão mais agilidade.
Chatbots, ferramentas de automação de envio de e-mails e SMS são grandes aliados do setor de atendimento ao cliente de empresas dos mais variados tamanhos.
Monitore suas redes
O monitoramento das redes sociais, também conhecido como social listening, não se trata apenas de responder às questões, mas também identificar tendências de conteúdos a serem postados, principais dúvidas dos clientes e demais padrões.
Com esses dados em mãos, a sua empresa poderá melhorar tanto no atendimento ao cliente como na oferta de conteúdos e publicidades em geral.
Integre canais de comunicação
Por que fazer a sua equipe entrar em dezenas de sites para responder o público de cada um deles?
Ao integrar canais de comunicação, basta entrar em uma única plataforma e ter todas as interações unidas para serem respondidas.
É muito importante trabalhar com facilidades para as suas equipes, para que elas possam focar no que realmente importa: manter a audiência satisfeita.
Agora que você sabe dessas dicas para melhorar o atendimento da sua marca, que tal ficar por dentro das últimas novidades desse tema? Siga a gente no Instagram e não perca nenhuma atualização!