O assistente virtual de voz é uma tecnologia que não para de crescer e que passa a fazer parte do dia a dia das empresas e sociedade.
Utilizando a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), esses robôs já fazem parte das estratégias de atendimento de empreendimentos particulares e públicos, facilitando os processos, orientando pessoas e estando à disposição 24 horas dos 7 dias da semana.
Para se ter ideia dos avanços dessa tecnologia, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa de consultoria Deloitte junto a 501 empresas, 70% delas disseram que investirão em IA no ano de 2023.
A maioria delas utilizará a tecnologia para a prestação de serviços de apoio ao suporte e atendimento aos clientes.
Neste post, apresentaremos o assistente virtual de voz e o impacto que a sua implantação causa na satisfação dos clientes. Continue conosco e conheça detalhes a esse respeito!
O que é um assistente virtual de voz e como ele funciona?
Certamente você já deve conhecer o chatbot, ou seja, uma tecnologia onde, sem a presença humana e através de mensagens, torna-se possível:
- solicitar informações,
- abrir chamados técnicos,
- obter preços e condições de pagamentos,
- esclarecer dúvidas,
- registrar sugestões e reclamações,
- fazer pedidos, etc.
O assistente virtual de voz cumpre com todas essas tarefas, no entanto, não há necessidade de digitação, basta apenas falar e solicitar o que deseja.
Essa tecnologia interage com os usuários como se fosse um atendente humano, ou seja, conversando com eles.
Como resultado, há a agilidade no atendimento, facilidade na interação e satisfação daqueles que buscam por esses serviços.
Por que esse mercado tem crescido exponencialmente?
O primeiro motivo que faz com que as empresas adotem um assistente virtual de voz está nas possibilidades que passam a existir para a melhora da qualidade no atendimento aos clientes.
Muitas pessoas não gostam de digitar ou possuem dificuldades em se expressar através da escrita, portanto, o voicebot, como também é chamada essa tecnologia, atende com muita qualidade essa necessidade.
Outro dado importante é que, tanto o chat com o voicebots influenciam positivamente na experiência de compra do cliente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela LivePerson, 61% dos consumidores afirmam ter uma opinião positiva com relação ao uso dos bots.
Segundo a avaliação, o que mais agrada no uso dessas tecnologias são:
- conveniência,
- mais rápidos que os atendentes humanos,
- facilidade de uso.
Os benefícios de investir em um assistente virtual de voz
Investir em um assistente virtual de voz traz grandes benefícios para o seu negócio, pois, além de estar cada vez mais próximo dos consumidores conquistando espaço no mercado, ele também contribui para:
Retomada da humanização no atendimento
Por incrível que possa parecer, mesmo vindo de uma inteligência artificial, a voz faz toda a diferença no relacionamento, portanto, substituir as mensagens escritas pela conversa faz a retomada da humanização no atendimento.
Economia de tempo
Para as empresas que possuem atendentes humanos, o uso do voicebot alivia a demanda, porque muitas das situações podem ser resolvidas pelos robôs, especialmente aquelas mais simples que não envolvem particularidades.
Oferta de diversos canais de atendimento
Garantir vários canais de atendimento ao consumidor é sempre uma demonstração de atenção, capacidade e priorização no relacionamento com o mercado.
O assistente virtual de voz possibilita que o usuário possa fazer suas consultas e ouvir a mensagem ou informação que busca, o que para muita gente é mais produtivo do que ler.
Redução de custos
Por fim, outro excelente benefício está na redução de custos, já que se diminui consideravelmente o número de colaboradores voltados ao atendimento aos clientes ou transfere-se todo esse processo para os assistentes virtuais.
Agora que você conhece mais a respeito dessa importante solução, leia nosso post que apresenta a comunicação omnichannel: o que é e como ela pode aprimorar as relações com o seu cliente!