API de SMS: o que preciso saber sobre?

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API de SMS, o que é isso? Essa é uma pergunta bastante comum de quem nunca ouviu falar sobre essa sigla, que até então parece ser coisa de outro mundo.

A verdade é que quando falamos em SMS, ou seja, as famosas e antigas mensagens de texto, pensamos logo na troca de mensagens nos celulares anteriores aos smartphones, que eram a principal forma de comunicação a distância.

No entanto, ao pensar nos dias atuais, é difícil associar o SMS em nosso cotidiano, principalmente depois do surgimento de aplicativos como o WhatsApp, Telegram, Messenger e a DM do Instagram.

Mas a verdade é que mesmo não sendo mais o foco dos usuários finais para conversar, o SMS é uma potente ferramenta para empresas de diferentes segmentos, que usam elas para melhorar a comunicação com os usuários e otimizar processos.

Atualmente, essa ferramenta é usada para mandar códigos de barras, cobranças, links de promoções, mensagens personalizadas, avisos, lembretes e demais tipos de mensagens, trazendo ótimas taxas de aberturas e cliques nesses links.

No entanto, já chegou a pensar o quanto seria trabalhoso enviar uma mensagem com um link de promoção para mais de cinco mil pessoas, diretamente pelo celular, um a um?

É aí que entra a API, uma verdadeira parceira de empresas e estratégias que permite o desenvolvimento, envio e mensuração de dados de milhares de mensagens enviadas por campanha, para as mais variadas bases de usuários.

Continue por aqui e entenda de uma vez por todas o que é API, de que forma ela auxilia no uso do SMS pelas empresas e como fazer essa união de sucesso na sua marca.

O que é uma API?

Uma API pode ser definida como uma Interface de Programação de Aplicativo, de forma a integrar usabilidades específicas para aplicações que até então não tinham essa possibilidade.

Uma API de WhatsApp, por exemplo, permite que uma mesma conta tenha diversos usuários, dos quais podem ser humanos e chatbots, ou os dois juntos, sem gerar qualquer problema para a comunicação.

As APIs vieram como extensões das mais variadas ferramentas, tornando possível campanhas de envio de mensagens para grandes bases de contato, por meio de e-mails, SMS, aplicativos de mensagens e mais.

Sendo assim, é uma API que torna possível o envio daquele e-mail automático quando abandonamos um carrinho ou aquele SMS com um boleto quando a nossa conta de internet está próxima do vencimento.

Apesar de parecer algo ilegal, as APIs estão dentro da lei, desde que usadas seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados.

Para que serve a API de SMS?

A API de SMS vem como uma aliada para permitir que ações que demorariam horas ou até mesmo dias para serem feitas, possam ser concluídas em poucos cliques. 

Essa aplicação pode auxiliar em diferentes fatores, como o disparo de mensagens para bases inteiras de contatos, mensuração de dados em tempo real, possibilidade de receber respostas dos usuários e desenvolvimento de formatos diferentes de mensagens.

As APIs podem ser usadas para mensagens transacionais, promocionais, avisos, descontos e muitas outras, de forma automatizada e sem estresse.

Como utilizá-la?

Como você pôde ver, as APIs para SMS são repletas de benefícios e facilidades, podendo ser usadas em diferentes situações.

No entanto, a recomendação é que a sua empresa use esse tipo de ferramenta como uma aliada e jamais para fazer SPAM ou enganar os clientes.

Um grande exemplo de ferramenta para enriquecer as suas campanhas de SMS é o MKSms, que permite uma série de possibilidades, envolvendo desde o envio até o suporte total nas campanhas.

Por falar em SMS, que tal aprender ainda mais sobre esse universo? Continue por aqui e leia também sobre o que enviar nos SMS do seu e-commerce.

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