Dentro do marketing, quanto mais informações você tiver sobre o público-alvo da sua marca melhor para criar estratégia e a buyer persona pode ajudar muito nessa etapa.
Considerando que o Brasil tem mais de 220 milhões de habitantes que poderiam conhecer a sua marca, você acredita que todos eles seriam clientes em potencial?
É aí que entram as estratégias de segmentação de público, sendo uma das mais procuradas a definição da buyer persona.
Pense o quanto seria difícil ou até mesmo impossível atingir de forma objetiva tantos milhões de pessoas, que nem ao menos saberiam porque comprar com a sua marca e de que forma seriam beneficiados com isso.
Além de ser altamente cara essa possibilidade, você iria atingir muito mais pessoas do que o necessário, deixando de lado a personalização e as estratégias destinadas a agradar às pessoas com mais potencial de compra dentro do seu segmento.
Agora pense no oposto: imagine criar uma estratégia tão específica que você pode conhecer até os hobbies e desejos do cliente ideal para a sua marca. Bem melhor para criar estratégias e o desenvolvimento de campanhas, certo?
Pode parecer coisa de detetive, mas é apenas tecnologia. Descubra neste post do que se trata a buyer persona e de que forma essa ação pode fazer com que a sua empresa tenha resultados acima da média, sem gastar a mais com marketing.
O que é a buyer persona?
A buyer persona é um personagem fictício que une o maior número de características possível de um cliente ideal para a sua marca. Ela possui nome, idade, região que mora, desejos, medos, sonhos, hobbies, preferências de conteúdo e até mesmo de marcas.
Pode ser considerada a documentação de tudo que um cliente perfeito para a sua empresa teria, em um único personagem, ajudando empresários do mundo todo a encontrar os melhores caminhos para encantar os clientes em potencial reais.
A buyer persona leva em conta clientes reais da sua empresa que deram muito certo e se tornaram fiéis, bem como estudos de mercado e pesquisas que podem ser feitas com a sua própria carteira de clientes, principalmente os mais próximos.
Pense que esse personagem é muito mais do que uma conjectura e sim a definição que servirá como guia para as próximas tomadas de decisão da sua marca.
Sempre que for fazer algo, pense: a minha buyer persona iria gostar? Caso fique em dúvida ou a resposta seja não, é hora de mudar de ideia.
Qual a importância dela para seu negócio?
Lembra quando falamos lá no começo do texto sobre a importância da segmentação no marketing? A última coisa que um gestor quer é gastar acima do planejado em uma campanha com resultados baixos e métricas beirando a zero.
Sendo assim, ao desenvolver esse personagem você conseguirá compreender mais sobre o seu público-alvo de uma forma ainda mais objetiva, realizando otimizações e melhorias nas suas decisões para atendê-los ainda melhor.
Como definir a buyer persona?
Agora é hora de colocar o que foi aprendido em prática. Em primeiro lugar, busque referências. Quanto mais dados, melhor. A dica aqui é pesquisar sobre os concorrentes diretos, o mercado em si e, claro, os seus clientes atuais.
Depois, é hora de encontrar semelhanças entre esses públicos, como as suas preferências de redes sociais, conteúdos, produtos, oportunidades e até mesmo questões mais pessoais, como preferências de passeios, hobbies, medos e inseguranças.
Agora, você pode ir mais além e fazer entrevistas em troca de promoções ou oportunidades, bem como analisar quem costuma comprar em empresas do mesmo segmento.
Por fim, junte todas essas informações e crie o seu personagem, que será um dos seus maiores parceiros para auxiliar no cotidiano da marca.
Interessante como a buyer persona pode fazer toda a diferença nas estratégias, não é mesmo? Aproveite e entenda mais sobre as mudanças do atendimento ao cliente usando multicanais e omnichannel.