4 dicas para otimizar a gestão de atendimento em call e contact centers

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A gestão de atendimento dentro de empresas de comunicação, como os call centers, possui uma série de desafios, como manter a satisfação dos clientes.

Muito mais que analisar dados e medir a produtividade dos colaboradores, o papel do gestor desse segmento envolve encontrar ferramentas, inovações e melhorias para tornar o setor cada vez mais eficaz e competente.

No entanto, como cuidar de tantas variáveis ao mesmo tempo, sem deixar nenhuma em segundo plano? De fato, é um obstáculo bastante presente no cotidiano desses líderes, mas que com as ferramentas certas é possível conseguir um êxito maior.

Por falar nisso, você sabia que apesar de ser um setor majoritariamente humano, pois envolve atendimento direto ao consumidor, existem ferramentas que tornam as tarefas diárias mais simples e escaláveis? 

Entenda alguns passos neste post para elevar a gestão de atendimento da sua empresa e perceba que atitudes relativamente simples podem fazer toda a diferença dentro do ambiente de trabalho e consequentemente nas avaliações dos clientes.

Como melhorar a gestão de atendimento em call centers?

Antes de trazer as dicas deste post, iremos deixar claro do que realmente se trata o maior foco da gestão de atendimento de um call e contact centers: tornar a experiência dos clientes a melhor possível.

Levando isso em conta, é importante se atentar com a padronização da comunicação, a agilidade entre os atendimentos e, claro, saber a forma mais prática e eficiente de atender os usuários.

Agora que você sabe disso, veja a seguir as nossas dicas para tornar a gestão de atendimento um verdadeiro sucesso para todos os envolvidos.

Analise a satisfação dos clientes

Quando o assunto é atendimento ao cliente, a principal preocupação deve envolver a satisfação deles. Aquele problema foi resolvido com maestria? O tempo de espera foi curto? O cliente obteve a resposta que desejava? Dentre outros.

Usar os dados ao seu favor é bastante importante nesse momento, para que você possa conferir as avaliações, o tempo de cada atendimento e os principais casos tratados diariamente.

Lembre-se que atrás de cada gráfico existem pessoas com necessidades, desejos, dores e, claro, expectativas que precisam ser superadas.

Foque na agilidade

Provavelmente, ao ligar para um call center, a última coisa que você quer é ficar longos minutos preso na linha ouvindo uma gravação ou até mesmo uma música repetitiva. Pense que os seus clientes também detestam esse cenário.

Foque na agilidade de atendimento da sua equipe e garanta que o tempo de espera seja o menor possível. Aqui, é importante trabalhar com metas e bonificações para os colaboradores, para que possam se engajar ainda mais.

Esteja onde o seu cliente está

Você sabe em quais canais o público-alvo da sua empresa está? Caso ainda não, é urgente estudar o mercado e marcar uma presença de qualidade para essas pessoas.

Redes sociais e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, são grandes canais de comunicação.

Use ferramentas para facilitar o trabalho

Usar ferramentas para padronizar o seu trabalho não é uma trapaça ou muito menos uma atitude errada a se fazer, desde que você use as tecnologias corretamente.

Sendo assim, não deixe 100% dos atendimentos apenas com um robô ou ignore as tratativas que precisam ser realizadas com mais tempo.

O que estamos falando aqui é para você padronizar o contato, ter uma plataforma para analisar os dados e dar aquela ajuda caso haja uma demanda muito grande de atendimentos.

Conheça o MKChannels!

Por falar em ferramentas especializadas em auxiliar na sua gestão de atendimento, MKChannels é uma delas, criada justamente para agregar nos mais variados canais de atendimento.

Entregando humanização, captação inteligente de dados e uma interface intuitiva, MKChannels agrega no cotidiano centenas de organizações.

Faça parte das empresas que usam essa ferramenta e obtêm ótimos resultados. Fale conosco, saiba mais sobre ela e entenda de que formas ela pode ajudar no atendimento.

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