3 funcionalidades dos e-mails transacionais para os varejistas

Picture of Conteúdo MKOM

Conteúdo MKOM

Os e-mails transacionais podem até serem velhos conhecidos de gestores de marketing e de quem trabalha em algum setor relacionado, mas o que muita gente não sabe é que essa ferramenta é muito mais preciosa do que parece, principalmente quando olhamos especificamente para o universo do varejo.

Afunilando ainda mais essa conversa, esse tipo de e-mail é quase que indispensável para um e-commerce. Pode-se até dizer que é impossível que uma loja online tenha sucesso ao máximo sem ter os e-mails transacionais como parceiros do dia a dia.

Se até mesmo postar uma dezena de posts nas redes sociais mensalmente pode ser cansativo e facilitar os erros, pense em enviar milhares de e-mails todos os meses quando acontece alguma ação do usuário, como comprar algo ou em atualizações de frete.

De fato, em um mundo cada dia mais conectado, onde as mais variadas tarefas podem ser automatizadas por ferramenta tecnológicas, parece estranho ver gestores que ainda fazem tarefas manuais como enviar e-mails, SMS e demais mensagens de forma manual.

Entenda nesse post do que se trata, de fato, os e-mails transacionais e de que forma eles podem ajudar no seu varejo. 

Ah, e claro, trouxemos três funcionalidades que todo e-commerce precisa utilizar para ter bons resultados.

O que são e-mails transacionais?

Antes de você saber mais sobre como esse tipo de comunicação pode ser útil para a sua empresa, é importante entender de uma vez por todas para que ele serve e do que se trata.

Os e-mails transacionais ganham esse nome porque são enviados a partir de uma automação, que precisa de determinada transação para acontecer.

O cliente fez um cadastro no seu site? Envie uma mensagem de boas-vindas. Fez uma compra? Agradeça a preferência. A compra já foi enviada para a casa dele? Envie o código de rastreio.

Seguindo determinados gatilhos para serem enviados, esses e-mails são fundamentais para o dia a dia no varejo, principalmente em lojas online que possuem centenas de vendas realizadas a cada dia.

Como você pode contar com os e-mails transacionais no seu negócio?

E aí, que tal ver agora de que forma esses e-mails podem agregar na sua empresa, de forma a economizar tempo e inteligência da equipe? 

Veja a seguir algumas das funcionalidades dessas mensagens automáticas que são extremamente úteis:

Confirmação durante o processo de pedidos

Tem coisa melhor do que ser informado em tempo real sobre os passos que envolvem aquele pedido tão desejado em um e-commerce? 

Os e-mails transacionais podem ser grandes parceiros nesse momento, pois podem atualizar o cliente sobre a confirmação do pedido, aprovação do pagamento, separação, envio e entrega.

Além de servirem como um norte para quem está do outro lado da tela, documentam atividades que envolvem a compra e podem servir de documento caso a pessoa tenha qualquer divergência nesse processo.

Cobrança

Seja para lembrar do vencimento de alguma pendência que está chegando ou enviar avisos sobre atrasos específicos, os e-mails transacionais no setor financeiro também podem ser de grande ajuda para o varejo.

Principalmente em empresas que trabalham com serviços ou envio de produtos que são pagos mensalmente, a presença de e-mails de cobrança enviados automaticamente é um fator fundamental para controlar a inadimplência.

Redefinição de senhas

Imagina um cliente esquecendo a senha em plena madrugada, quando a sua equipe de atendimento está descansando. 

Ele terá que esperar até a manhã para ter seu acesso devolvido? Não se você tiver um sistema de e-mails transacionais de qualidade!

Seja qual for a hora do dia, o seu cliente poderá alterar as senhas e demais dados de login, como endereço e dados de pagamento.

E aí, pronto para usar o melhor dos e-mails transacionais para a sua marca? Aproveite para conhecer as nossas ferramentas de automação que, muito mais que enviar, permitem a criação de layouts, atendimento humanizado e mensuração de dados inteligente.

Entre agora em nosso site e confira.

Sumário

Inscreva-se na Newsletter

Compartilhe em sua rede:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Comentários